Anuncio

Súper Panas realiza atividades para celebrar o mês das crianças

Também foram realizadas orientações para as famílias acerca da matrícula escolar.

A equipe do espaço de proteção Súper Panas realizou diversas atividades em comemoração ao mês das crianças no Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) de Boa Vista/RR. As atividades de entretenimento foram vinculadas a temas sobre alimentação, cuidados na primeira infância, hábitos de higiene bucal, assim como prevenção de violências, com o objetivo de promover adoção de hábitos saudáveis, através de metodologias lúdicas, recreativas e esportivas.

De forma paralela ao evento, também foram realizadas orientações para as famílias acerca da matrícula escolar. “O direito à educação é essencial e para conscientizar sobre a importância dos estudos e o quanto isso faz diferença no desenvolvimento e crescimento das crianças. A equipe apoia nas matrículas e na garantia do direito de estar na escola, garantido a educação inclusiva”, destacou Aline Santos, coordenadora do projeto em Boa Vista. Na ocasião, para estimular a leitura e a criatividade, foram entregues às crianças, livros infantis sobre a primeira infância.

No primeiro e segundo dia de comemoração aconteceu uma roda de conversa a respeito da higiene pessoal, distribuição de livrinhos infantis e brincadeiras para fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Nos dois dias seguintes foram realizadas, rodas de conversas sobre saúde bucal e hábitos saudáveis, distribuição de kits para a higiene bucal, transmissão de filmes, recreação lúdica e desportiva como, brincadeiras com balões, corrida de saco, cabo de guerra e dança da cadeira. E para orientar sobre as técnicas de primeiros socorros, houve a participação da Cruz vermelha, na qual ensinou as crianças a como proceder em situações de engasgo, desmaio e outras ocasiões de emergências.

O último dia foi destinado à palestra sobre o combate à exploração e abuso sexual infantil, ministrada pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e exposição de um dos cachorros da Guarda Civil Municipal (GCM). No mesmo dia, as crianças também puderam assistir à apresentação de capoeira, participar de dinâmicas com jogos de mimica e receber livros educativos, além de lanches que foram disponibilizados durante toda a semana. Segundo a Aline Santos, a semana de comemoração foi uma oportunidade de demonstrar acolhimento, boas-vindas e assegurar que no Brasil as crianças são protegidas, além de oferecer “momentos de descontração que se transformarão em lembranças importantes e significativas”, disse.   

Ações em Pacaraima

Em Pacaraima, as comemorações com o tema circo aconteceram entre os dias 10 e 14 de outubro e contou com a realização de brincadeiras e ações informativas da equipe Súper Panas no PITRIG. As atividades que animaram as crianças e adolescentes durante a semana foram: transmissão de filmes, entrega do livro “Os olhos de Jaguar” e teatro sobre a história, dinâmicas, espaços de recreação com escorregador, pula-pula, baile terapia e torneio esportivo.  

Para a psicóloga Calene Rodrigues, o evento trouxe diversão às crianças e estimulou a criação e a imaginação delas, “incentivando o desenvolvimento, a resiliência pessoal e impulsionando a elaboração de novos sistemas de pensamento sobre si mesmo”, disse. Ainda de acordo com a mesma, momentos como esses proporcionam espaços seguros de interação multicultural e linguístico, garantindo às crianças o direito de ser protegida, de brincar e sorrir espontaneamente.

O último dia de festa foi destinado à sensibilização dos migrantes presentes sobre os princípios da educação não violenta, abordando atitudes a serem evitadas e, claro, as boas práticas. Após as atividades, foi desenvolvido um recital de poesia pelos pais para os filhos, com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e estimular a criatividade. As celebrações ocorreram em parceria com a equipe de Proteção de Base Comunitária (AVSI/ACNUR), durante uma semana. 

SOBRE O SÚPER PANAS

O Súper Panas é uma metodologia de educação não formal, parte do projeto de proteção integral de crianças e adolescentes migrantes e refugiados. A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com implementação da AVSI Brasil, com o intuito de oferecer apoio psicossocial e fortalecer as competências da rede de proteção local.

De fevereiro de 2021 a setembro de 2022 mais de 25 mil crianças e adolescentes foram atendidos pela equipe que, prontamente desenvolve atividades lúdicas e recreativas, rodas de conversa, além de apoiar com matrículas escolares e realizar palestras informativas sobre temas como: educação no Brasil, importância da primeira infância, hábitos saudáveis, direitos das crianças e adolescentes entre outros.