O objetivo principal da atividade era ser um instrumento de suporte às atividades do Complexo Eólico Aroeira, de propriedade da Enel Green Power, como forma a oferecer informação concreta sobre as interferências do Complexo à população local. Desta forma, o projeto promoveu a socialização do conhecimento acerca do empreendimento e as suas fases de planejamento e implantação, além de buscar a criação de um canal de Comunicação aberto (Ouvidoria móvel) e contínuo entre o empreendedor e a população que reside nas proximidades do empreendimento. A iniciativa aconteceu nas cidades Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, no estado da Bahia
O projeto desenvolvido no Parque Eólico Aroeira possui um olhar apurado em ações de valor compartilhado, relações com stakeholders, investimento de impacto, que são temas emergentes e vitais para empreendimentos no setor privado ligados a energia renovável, no que tange o desenvolvimento de comunidades e fomento de ações de sustentabilidade.
O projeto contou com a execução do Programa de Comunicação Social (PCS), Educação Ambiental e Saúde (PEAS) e Programa de Contratação e Capacitação de Mão de Obra Local (PCMOL), nas comunidades das áreas de influência do Parque Eólico Aroeira, a fim de, garantir o cumprimento das condicionantes da Licença de Instalação do empreendimento, através do diálogo diário com os moradores locais, escolas, secretarias e poderes públicos locais.
O PEAS atuou no desenvolvimento de ações que permitiram a sensibilização dos moradores da Área de Influência Direta (AID) do empreendimento e os trabalhadores envolvidos na obra do Parque Eólico Aroeira.
O PCS permitiu a veiculação de informações sobre o empreendimento para a população da Área de Influência Direta (AID) garantindo a comunicação direta, respeitosa e funcional.
O público-alvo foi a comunidade inserida no entorno do empreendimento, trabalhadores da obra, órgãos governamentais e não-governamentais, escolas, lideranças representantes da sociedade civil e proprietários de terras geradoras de renda.
A metodologia foi realizada através do Diagnóstico Socioambiental nos municípios e comunidades do entorno do empreendimento, com o objetivo de levantar e validar as informações dos dados secundários previamente levantados, bem como identificar os atores sociais locais e as demandas e os potenciais da região. Esta etapa ocorreu através de metodologias qualitativas (aplicação de questionários e visitas in loco), na qual identificará as potencialidades de temas para execução do projeto.
Resultados alcançados 2022
- 112 pessoas beneficiadas com o canal da Ouvidoria do projeto
- 287 beneficiários de Oficinas socioambientais para escolas
- 209 beneficiários de Palestras socioambientais para comunidades
- beneficiários de palestras com colaboradores do empreendimento
- 504 beneficiários dos Diálogos Diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde beneficiários de rodas de conversa
- Cinco Reuniões da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento, com a participação total de 158 representantes comunitários, da sociedade civil e do poder público)
Resultados alcançados 2023
-
267 pessoas contempladas com Reuniões informativas;
-
836 colaboradores envolvidos em Diálogos Diários de Segurança, Meio Ambiente e Saúde;
-
1244 participantes de oficinas e palestras socioambientais
-
191 Ouvidorias abertas;
-
635 Atendimentos pelo WPP da Ouvidoria;
-
09 Boletins Informativos Produzidos;
-
7500 Exemplares de Boletins Informativos distribuídos;
-
02 Spots de rádios veiculados;
-
10 Cartazes informativos produzidos;
-
380 Exemplares de Cartazes Informativos distribuídos;
-
09 Camisas de comunicação produzidas;
-
17 Instituições beneficiadas com a divulgação de informações.