O término das atividades da iniciativa ‘Paternidade Boa’ que fez parte do “Projeto Scale-up Urban95” foi marcado pelo encontro “Promovendo Paternidades Positivas” realizado na cidade de Boa Vista, em Roraima, entre os dias 27 e 28 de abril, com a finalidade de apoiar o Comitê de Primeira Infância na elaboração de estratégias para a primeira infância.
Por meio da palestra ‘Paternidade Ativa: Fortalecendo as políticas públicas de atenção e cuidado à Primeira Infância”, gestores e servidores municipais participaram de uma reunião na quinta-feira (27), que teve como objetivo apresentar o alinhamento das ações municipais de Boa Vista às políticas públicas nacionais voltadas à paternidade.
Ao longo dos oito meses de execução, o ‘Paternidade Boa’ buscou aprofundar as ações para mudança de comportamento da população boa-vistense, por meio da conscientização em relação à participação do público masculino no cuidado das crianças, além da transformação do discurso e práticas de servidores públicos municipais, quanto a inclusão de pais e cuidadores nas atividades diárias que envolvem o cuidado de bebês e crianças.
O projeto
O componente ‘Paternidade Boa’ faz parte do “Projeto Scale-up Urban95 – Boa Vista”, uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, a AVSI Brasil e a Fundação Bernard van Leer – FBvL que também é idealizadora e financiadora da iniciativa. Este projeto tem como público alvo gestantes e crianças de 0 a 6 anos e busca apoiar as políticas e programas de Primeira Infância do município de Boa Vista.
Estiveram presentes o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a secretária de Gestão Social, Nathália Cortez, a participação online da coordenadora de Programas da Fundação Bernard van Leer, Thaís Sanches, além de outros secretários municipais integrantes do Comitê. Além da secretária Municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres, e o secretário Municipal de Finanças Márcio Vinícius de Souza, que também é o Presidente do Comitê da Primeira Infância, e outro diversos gestores municipais.