A abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), em comparação a outros movimentos educacionais, é recente no Brasil e busca estimular práticas para que alunos desenvolvam soluções criativas para as mais variadas questões da vida cotidiana.
Uma educação STEAM valoriza a intencionalidade pedagógica na conexão entre as diferentes áreas do conhecimento, buscando desenvolver o protagonismo dos estudantes e sua autonomia na construção de conhecimentos por meio da investigação e no desenho de soluções para demandas reais.
Nesse contexto, surge o projeto Liga STEAM, uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal, planejado com a Tríade Educacional, e que a partir de 2023 se fortalece através de uma aliança social multisetorial também com a Fundação Banco do Brasil e AVSI Brasil, para reconhecer e valorizar a troca de ideias, a aplicação da abordagem STEAM em sala de aula e o engajamento de alunos e professores em desafios de suas comunidades locais.
O objetivo principal do projeto é contribuir para a educação no Brasil, visando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da Educação Básica, assim como, apoiar a formação continuada de professores para uma implementação ainda mais qualificada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O público-alvo do projeto Liga STEAM é formado diretamente por professores e professoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já indiretamente, a iniciativa beneficiará crianças (a partir da faixa etária de 4 anos), adolescentes e jovens de instituições de Educação Básica das redes públicas municipais, estaduais e federais.
Resultados obtidos em 2023
• 453 professores da rede pública formados e certificados em Educação STEAM em 5 municípios brasileiros;
• 48 Professores formados e planejando projetos STEAM em todas as regiões do Brasil;
• 296 Professores formados e implementando projetos STEAM em todo país.