A Vila Reencontro Cruzeiro do Sul completou, no último dia 24, os primeiros seis meses de funcionamento. Inaugurada no dia 24 de dezembro de 2022, a estrutura tem capacidade atual para acolher 40 famílias, totalizando uma média de 160 pessoas, com quatro pessoas por módulo. As famílias são acolhidas em módulos de 18m², com isolamento térmico, banheiro próprio, geladeira, fogão, pia e um armário. A configuração das camas é feita de acordo com a necessidade da família acolhida. O processo de seleção é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, seguindo critérios de elegibilidade específicos constantes na Portaria 95/2022.
Ao chegar na Vila Reencontro, os beneficiários são acolhidos pela equipe da AVSI Brasil, recebem as chaves do módulo e se instala, além de um kit de limpeza e higiene pessoal, kit de enxoval e um kit de cozinha contendo jogo de panelas, pratos, copos, etc. As famílias também são convidadas a participar nos coletivos de trabalho nas Vila, onde são direcionadas para atividades que auxiliam no funcionamento da mesma, como a limpeza das áreas comum, suporte durante as refeições e tomadas de decisões sobre a rotina do lugar. Além disso, recebem suporte psicossocial, orientação para a inserção das crianças e adolescentes nas escolas, acesso ao lazer e cultura, e auxílio na busca por emprego, seja por meio de capacitações, produção de currículos, direcionamentos ou até mutirões de vagas em parceria com instituições.
Para Jenneferly Vieira, de 35 anos, a Vila realmente faz jus ao nome: “Esse espaço é um lugar de reencontro, reencontro com as nossas coisas, reencontro com nós mesmos. Não poderia ter outro nome, tinha que ser Reencontro mesmo”, diz ela. Ela é moradora do módulo 14, junto com seus dois filhos, Thaylla de 7 anos e Thaynan de 1 ano e 6 meses, e está no programa desde a inauguração. Jenneferly trabalha como agente de saúde no Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Bompar), no projeto Consultório na Rua, que oferece assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas de São Paulo. Ela conseguiu a vaga de emprego por meio de uma das ações que acontecem na vila. Participou de todo o processo seletivo e foi aprovada.
“Eu não sabia que eu era inteligente assim até chegar aqui. Hoje estou na Bompar como agente de saúde, já faz 2 meses, e estou muito feliz! Também vou fazer minha matrícula na faculdade para cursar Serviço Social. Para mim, é muito mágico, porque no ano passado eu não tinha nem Ensino Médio e, neste ano, vou fazer faculdade”, afirmou Jenneferly.
Gilmara e Ricardo vieram de um centro de acolhida no qual permaneceram durante 1 ano. Na época, Gilmara estava grávida da segunda filha. Assim que souberam da construção da Vila Reencontro, procuraram saber mais sobre o programa, com a esperança de serem selecionados. A família se mudou para a Vila no dia 29 de dezembro de 2022. O casal e as duas filhas, Rafaela de 4 anos e Maria Isis de 1 ano, estão desde então no módulo 27 da Vila Reencontro Cruzeiro do Sul. Ricardo trabalha como manobrista CLT em um hotel na Zona Norte de São Paulo, e Gilmara está no POT (Programa Operação Trabalho) da Prefeitura Municipal. As crianças estão na escola, com Maria Isis em período integral e Rafaela no período da tarde.
Para Gilmara, “a vila é minha casa, é aqui que eu cuido das minhas filhas, que tenho minhas coisas, que planejo os próximos passos, que posso deitar na minha cama e assistir à TV, e que meu marido sai para trabalhar com tranquilidade”.
Sobre o programa
A Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica, e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.