Com o propósito de apresentar os resultados já conquistados pelo Projeto Center for Disaster Philanthropy – Petrópolis, uma reunião foi realizada na Escola Senador Mário Martins, localizada em Caxambu, no mês de agosto. O encontro reuniu os responsáveis pelos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de familiarizar-se com os êxitos alcançados durante o primeiro semestre, bem como as inovações para fortalecer os laços entre família, escola e comunidade.
O evento foi iniciado com uma dinâmica em grupo, estabelecendo um clima acolhedor para todos os presentes. Na sequência, a equipe da AVSI Brasil introduziu as novas iniciativas que serão disponibilizadas aos responsáveis e familiares dos alunos. As atividades planejadas incluem aulas de zumba e quatro encontros com a metodologia de rodas de conversas com foco no vínculo entre criança, família e escola. Além disso, a iniciativa também engloba a formação de um grupo no WhatsApp para disseminar informações sobre cursos gratuitos, oportunidades de emprego e outros assuntos que possam agregar aos participantes.
Após as apresentações e a fase de esclarecimento de dúvidas, um café da manhã foi oferecido aos responsáveis presentes, promovendo não somente a interação entre os participantes, mas também a consolidação da sensação de pertencimento à comunidade educativa. O evento contou com a presença da equipe da AVSI Brasil, a equipe escolar composta pela diretora Graziele, educadores e inspetores. Aproximadamente 50 pessoas estiveram presente, abrangendo tanto os profissionais quanto os responsáveis pelos alunos.
“Foi de suma importância compartilhar esse momento valioso com os responsáveis. Além de apresentar as inovadoras propostas do Projeto, tivemos a oportunidade de demonstrar a eles o quão essencial são como peças fundamentais na evolução de cada aluno, proporcionando-lhes uma sensação singular de importância. As novas atividades têm como principal objetivo não apenas envolver os pais, mas também oferecer-lhes oportunidades de atividades físicas, interações com a escola e a comunidade, criando uma rede de apoio propícia para a troca de experiências enriquecedoras”, destacou Narjara Costa, assistente social.
A reunião assinalou o início de um trajeto voltado ao fortalecimento dos vínculos, à integração e à participação dos pais no projeto. Esta ação tem uma significância relevante pois se destina a ampliar o suporte socioemocional, empoderando os responsáveis e incentivando a colaboração na promoção do desenvolvimento familiar e proteção da infância. A troca entusiasmada e o interesse manifestado pelos responsáveis ao término da reunião ressaltam a importância desta atividade, consolidando a ligação entre o projeto e a comunidade escolar.
Espaço Amigo das Crianças – CDP Petrópolis
O Projeto tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e promover o bem-estar psicossocial das crianças dos bairros mais afetados pelas enchentes e deslizamentos em Petrópolis (RJ). Facilitando o apoio social e material às famílias que perderam suas casas ou sofreram danos graves no desastre.
O Espaço Amigo das crianças atende diretamente crianças de 6 a 12 anos que frequentam dois Centros Educacionais localizados nas áreas de inundação nos bairros do Caxambu e Alto da Serra, além de famílias com vulnerabilidades extremas que necessitam de acompanhamento. O projeto também atende famílias cujas casas foram destruídas ou danificadas ou que precisam consertar ou substituir eletrodomésticos danificados.
As ações socioeducativas e socioemocionais nos dois espaços, Alto da Serra e Caxambu, se dão com a realização de atividades lúdicas e recreativas baseadas em rodas de conversa, atividades de leitura e escrita, atividades psicomotoras, artísticas e recreativas que objetivam potencializar o desenvolvimento cognitivo, interação, socialização, autonomia e protagonismo dos beneficiados, para que assim se reconheçam como autores centrais de seu desenvolvimento.
Ao integrar essas ações, estamos oferecendo aos responsáveis do espaço do Caxambu uma rede de fortalecimento de vínculo em que possam ter acesso ao acompanhamento social, aulas de zumba e rodas de conversa para que possamos tratar de assuntos do processo emocional das crianças e famílias, além do papel da educação escolar e a rede de apoio.