Anuncio

Distrito Federal: Casa Bom Samaritano recebe visita do General Helder Braga, comandante da Operação Acolhida

O centro de acolhida em Brasília é ponto de apoio para venezuelanos interiorizados desde 2021

A Casa Bom Samaritano, centro de acolhida temporária para refugiados e migrantes venezuelanos, sediada na cidade de Brasília, recebeu nesta quarta-feira (18/10) a visita do General Helder Braga, Coordenador Operacional da Operação Acolhida, a resposta humanitária criada pelo Governo Federal, em 2018, para o fluxo migratório intenso de venezuelanos na fronteira entre os dois países.

O encontro teve em vista destacar a importância do percurso de desenvolvimento humano integral necessário para o alcance da plena cidadania da população refugiada, bem como objetivou consolidar a parceria fundamental entre a AVSI Brasil e a Operação Acolhida na interiorização voluntária dos venezuelanos abrigados em Roraima. O diálogo gerou trocas de vivências, boas práticas e experiências sobre a temática da acolhida de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil.

No âmbito das ações que envolvem a Operação Acolhida, o projeto Acolhidos por meio do Trabalho, do qual o centro de acolhida Casa Bom Samaritano é uma unidade, é uma iniciativa que promove as capacidades individuais dos refugiados e migrantes venezuelanos, visando facilitar a integração comunitária e o acesso ao mercado de trabalho junto ao setor privado.

Além de acompanhar todo o processo de recrutamento e seleção, o projeto Acolhidos garante um acompanhamento humano da equipe da AVSI Brasil e de assistentes sociais às famílias interiorizadas durante os primeiros três meses na cidade de destino. “A intenção é facilitar a adaptação dos assistidos junto à população local e assegurar os seus direitos, promovendo ainda o diálogo com a empresa e a permanência no trabalho”, ressalta Juliana Hungria, gerente do projeto.

Nessa iniciativa está inserida a Casa Bom Samaritano, gerida pela AVSI Brasil e pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (Fundação Scalabriniana), que se desenvolve em um espaço cedido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e já abrigou 542 venezuelanos no período de maio de 2021 a setembro de 2023.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho é fruto da aliança entre Fundação AVSI e AVSI-USA, implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) com o financiamento do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos Estados Unidos, de forma a apoiar as ações da Operação Acolhida no Brasil.