Anuncio

Vilas Reencontro promovem ações de conscientização e prevenção do câncer de mama

Atividades visam fornecer informações às beneficiárias do programa para cuidados contra a doença

A campanha internacional Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum que afeta as mulheres em todo o mundo. Nesse contexto, as Vilas Reencontro, por meio de uma série de ações e iniciativas, realizaram campanhas em outubro para conscientizar e prevenir essa doença que afeta tantas mulheres.

O Outubro Rosa é uma iniciativa de grande relevância, pois não apenas informa as mulheres sobre a importância da detecção precoce e rastreamento do câncer de mama, mas também as encoraja a adotar medidas preventivas em suas vidas. A informação desempenha um papel fundamental nessa luta, pois, ao estarem cientes dos fatores de risco, métodos de autoexame e a necessidade de exames regulares, as mulheres podem tomar medidas proativas para proteger sua saúde. Além disso, as Vilas Reencontro desempenham um papel vital ao disponibilizar recursos e suporte educacional, capacitando as beneficiárias do programa a tomarem decisões informadas em relação à sua saúde.

Na Vila Reencontro Cruzeiro do Sul, uma atividade de conscientização foi realizada pela equipe da AVSI local. A atividade incluiu um café de boas-vindas, uma roda de conversa com o objetivo de aproximar o tema do câncer de mama e colo uterino das moradoras e uma atividade pedagógica de confecção de um painel com informações sobre a prevenção da doença, como estratégia para intensificar visualmente a campanha e para tornar as informações acessíveis aos demais moradores da vila. A equipe utilizou a cartilha do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) como suporte para a atividade, já que esse material é ilustrativo e de fácil compreensão, incluindo perguntas essenciais que direcionaram a conversa. Além disso, foram utilizadas algumas falas das próprias moradoras como exemplos de experiências relacionadas aos cuidados e ao conhecimento sobre o processo de cura com diagnóstico precoce.

Para Regiane Pereira, agente noturno da Vila Reencontro Cruzeiro do Sul a importância dessa atividade está em “poder promover esse debate de suma relevância com a finalidade não apenas de sensibilizar e refletir, mas também de orientar sobre os direitos das mulheres na política de saúde, que visa principalmente a promoção e prevenção”.

Já na Vila Reencontro Anhangabaú, a atividade incluiu uma palestra realizada pela equipe de Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernanda Santé Limeira, localizada no bairro da República – SP. As moradoras foram orientadas sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e o autoexame. Além disso, houve uma roda de conversa para esclarecer dúvidas pertinentes ao tema, um café da tarde organizado pela equipe da Vila Reencontro Anhangabaú com a ajuda dos moradores locais. A atividade foi encerrada com oficinas de sabonete artesanal e esmaltação de unha para as beneficiárias do programa. Como resultado, foi possível estreitar as relações com as famílias acolhidas na Vila Reencontro e fortalecer os vínculos com os profissionais de saúde.

As Vilas Reencontro Anhangabaú e Cruzeiro do Sul são uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a AVSI Brasil. Seu objetivo é fornecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento da família beneficiária, apoiando a reconstrução da autonomia e independência econômica, e promovendo uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.