Na noite do último dia 24, jovens do Jardim Teresópolis (Betim, MG) se apresentaram para mais de 500 pessoas no Teatro do Minas Tênis Clube (Centro Cultural Unimed-BH Minas). Repleto de referências à musicalidade e à poesia mineira, o espetáculo “Árvore da Vida – Uma jornada poética e musical” emocionou o público presente. O espetáculo faz parte do projeto Árvore da Vida, realizado pela AVSI Brasil, com investimento social do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. O evento marcou os três anos da parceria que, desde 2021, impactou mais de 1.200 moradores do Jardim Teresópolis, incluindo os jovens que se apresentaram. O musical contou com a realização artística da Cyntilante Produções junto ao Coral do Árvore da Vida.
As mais de 500 pessoas presentes no Teatro do Minas Tênis Clube (Centro Cultural Unimed-BH Minas) puderam se aventurar com Maria em sua jornada para espalhar as sementes do amanhã por todos os cantos de uma Minas Gerais fantástica. Em sua viagem, a jovem encontra curiosos personagens baseados na vida e obra de nomes expressivos da literatura brasileira nascidos no estado. Após o espetáculo, foi realizado um coquetel para todo o público, elenco e produção, celebrando a grande noite que premia um longo trabalho de desenvolvimento humano, cultural e social.
Fabrício Biondo, vice-presidente de Comunicação Corporativa para Stellantis América do Sul, destacou o momento vivenciado no teatro. “Sensacional você ver os resultados desse trabalho do Árvore da Vida, os meninos e meninas fazendo um show como esse. A empresa acredita que a educação transforma, faz com que as pessoas possam sonhar, fazer e criar o que elas querem para a vida delas. Hoje foi um exemplo disso.” O executivo também pontuou a importância desse tipo de performance para as futuras carreiras que os jovens poderão construir. “Como executivo eu tenho que fazer live, apresentações, vídeos, podcasts, e ninguém me ensinou isso. Você precisa se virar e o show é exatamente isso. Essas crianças estão atuando, perdendo a vergonha e apresentando, estão se preparando para tudo isso”, concluiu Biondo.
Samira Lopes, de 15 anos, é uma das 30 jovens do Jardim Teresópolis que se apresentaram no Teatro do Minas Tênis Clube e um exemplo dessas vidas transformadas pelo projeto. “A minha trajetória foi como criar uma árvore mesmo, de plantar a semente e me tornar essa ‘arvrôna’ que sou hoje”, disse a jovem. Em seu último ano com o projeto, Samira recorda seu percurso e entende a apresentação como uma grande coroação dessa jornada. “Desde o início que cheguei aqui, eu chorei muito, brinquei muito. Eu cresci, na verdade. Eu vou levar isso para a vida toda. Amigos e colegas que compreendem você, dão um abraço, dão um lar. Eu não tenho palavras para descrever muito bem.” Hoje, Samira é uma das adolescentes do Árvore da Vida que está no programa Jovem Aprendiz do Senai, com apoio da Stellantis.
O ÁRVORE DA VIDA
Em 2023, o Árvore da Vida chega aos 19 anos de atividades no Jardim Teresópolis, com mais de 25 mil beneficiados desde sua fundação. Fundado em 2004 como programa de responsabilidade social da Fiat, atual Stellantis, tem a participação da AVSI Brasil desde o seu princípio — sendo a atual responsável pela gestão do projeto, junto a diversos parceiros. A atuação do Árvore da Vida tem como premissa a inclusão social de crianças e adolescentes através de ações educativas e culturais, além de atuar na capacitação profissional de jovens e adultos do Jardim Teresópolis, comunidade que cresceu no encalço do Polo Automotivo de Betim, a maior planta do grupo automobilístico na América do Sul, fundada em 1976.
O presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli, retoma o início do projeto para falar da participação da instituição no desenvolvimento da comunidade. “Estamos em contato com o grupo Fiat, hoje Stellantis, desde 2004, quando a empresa se propôs a contribuir diretamente para desenvolvimento da comunidade que crescia próximo à sua grande planta, em Betim. Essa iniciativa criou o Árvore da Vida, que está perto de completar 20 anos, com grandes contribuições neste sentido.” Pellicelli destaca a atual parceria como grande exemplo para programas de responsabilidade social, onde todos saem ganhando. “Nos últimos três anos, integramos essa aliança com o grupo Stellantis e a Fundação Banco do Brasil, que têm êxitos específicos, na área educativa e cultural, na formação de jovens e da sociedade civil. Um programa muito direcionado à continuidade do desenvolvimento da comunidade de maneira sustentável. Pessoas, empresas, comunidade, Estado, todos saem ganhando com a contribuição dos atores envolvidos”, finaliza o presidente da AVSI Brasil.
PARCERIA
O espetáculo “Árvore da Vida: Uma jornada poética e musical” está inserido em um projeto realizado pela AVSI Brasil, com investimento social do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. Em três anos de execução, mais de 300 jovens foram beneficiados com oficinas de Canto Coral, Formação Humana e inserção no mercado de trabalho, prezando por um desenvolvimento mais do que artístico, sempre relacionado ao crescimento dos adolescentes como pessoas e cidadãos engajados.
O projeto também foi responsável pela criação do primeiro Coworking Social de Betim. O Espaço Colheita, localizado na sede do Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis, foi inaugurado em dezembro de 2022 e conta com estrutura equipada e adequada para o trabalho de empreendedores e projetos sociais da região, com utilização gratuita. Ainda, 30 representantes de Organizações da Sociedade Civil da comunidade participaram de um curso de capacitação e execução de projetos. Dez projetos elaborados a partir da formação foram contemplados, também, por um edital de financiamento para a realização de ações e estruturação das instituições no Jardim Teresópolis. Ao todo, mais de 1.200 pessoas foram impactadas diretamente com as ações da parceria.
Maria Eduarda Serra, assessora da Fundação Banco do Brasil, destaca a potência dessa parceria. “A hora que eu pude conhecer de perto o que a gente estava ajudando a concretizar fiquei muito emocionada, muito orgulhosa. Um projeto dentro de uma comunidade impactando tantas crianças, tantos jovens, e outros tantos que querem fazer uma transformação social naquele local, que são as lideranças das Organizações da Sociedade Civil também apoiadas nesse projeto. Incrível”, conclui Maria Eduarda Serra.
Sobre a AVSI Brasil
A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, que atua há mais de 35 anos no Brasil como filial ou parceira da Fundação AVSI. A missão da AVSI Brasil é tornar as pessoas protagonistas do próprio desenvolvimento, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. Em 2022, a organização desenvolveu 37 projetos, com o empenho de 600 colaboradores, beneficiando diretamente mais de 844.000 pessoas. Saiba mais em: www.avsibrasil.org.br.
Sobre a Stellantis
A Stellantis N.V. (NYSE: STLA / Euronext Milan: STLAM / Euronext Paris: STLAP) é uma das principais fabricantes de automóveis e fornecedoras de mobilidade do mundo. Nossas marcas históricas e icônicas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. Impulsionados pela nossa diversidade, lideramos a forma como o mundo se move – aspiramos nos tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, não a maior, enquanto criamos valor para todos os acionistas e as comunidades nas quais operamos. Para obter mais informações, acesse www.stellantis.com.
Sobre a Fundação Banco do Brasil
Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.
Fotos Studio Cerri