O eixo Energia e Meio Ambiente é uma das áreas transversais de atuação da AVSI Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável. Este compromisso se torna ainda mais importante em projetos de grande escala como os Parques Eólicos Oitis empreendimento do grupo Neoenergia, localizado na divisa dos municípios de Dom Inocêncio (PI) e Casa Nova (BA). Através de contrato firmado com a empresa Neoenergia, a AVSI implementou dois de seus programas essenciais para o desenvolvimento dos seus empreendimentos: o Programa de Comunicação Social (PCS) e o Programa de Contratação e Capacitação de Mão de Obra (PCMO).
Essas iniciativas visam fortalecer o compromisso com a integração das comunidades locais, a promoção da responsabilidade socioambiental na geração de energia eólica e a garantia da minimização dos impactos negativos, ao mesmo tempo que buscam potencializar os impactos positivos na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida das famílias afetadas pela construção dos Parques Eólicos Oitis.
Por meio do PCS, são estabelecidos canais eficazes de comunicação entre a empresa Neoenergia e as comunidades, facilitando o entendimento mútuo e a troca de informações sobre o projeto, suas etapas e seus possíveis impactos. Já o PCMO tem como objetivo, além de fornecer mão de obra local qualificada para a construção e manutenção dos parques, também capacitar os trabalhadores locais, garantindo que eles se beneficiem a longo prazo das oportunidades geradas pela indústria eólica, promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.
Raimundo Jorge de Souza é um dos impactados pela construção dos parques eólicos. Ele é morador da comunidade de Bom Fim, localizada na cidade de Casa Nova (BA). Durante todo o processo de implantação dos parques, Raimundo esteve sempre engajado, acompanhando de perto a atuação da AVSI no empreendimento, sendo considerado uma voz ativa dentro das comunidades.
No decorrer dos projetos, que aconteceram de 2020 a 2023, a AVSI Brasil desenvolveu diversas reuniões e capacitações com os moradores das regiões, escopo previsto no contrato com a empresa Neoenergia. As reuniões tinham como objetivo informar a comunidade sobre o andamento da obra em cada fase, abrir um canal de ouvidoria, encaminhar problemas e pensar em soluções, e direcionar os moradores para as vagas de emprego que eram oferecidas nas empresas envolvidas na construção dos parques.
Por meio dessa ação, Raimundo e sua esposa foram empregados por empresas que atuavam na região durante o período da construção dos parques eólicos, permitindo que o casal se mantivesse empregado durante quase todo o período de construção dos parques na região.
O morador observa que o projeto teve um impacto substancial na economia local, tanto de forma direta quanto indireta, por meio de diversas iniciativas. Ele destaca que houve um aumento significativo no empreendedorismo e no protagonismo, especialmente entre as mulheres, graças às várias capacitações oferecidas em uma variedade de áreas, como manicure, cabelereira, confeitaria e empreendedorismo. Isso resultou na expansão ou no início de novos negócios autônomos na região.
Além disso, as oportunidades de emprego geradas pelas contratações das empresas que se estabeleceram na área contribuíram para melhorar as condições de vida das famílias locais. Como resultado desse processo, houve um aquecimento na economia local e uma melhoria geral nas condições de vida, tanto para aqueles contratados diretamente pelo projeto quanto para aqueles que optaram por empreender por conta própria.
“Várias pessoas da comunidade que não tinham condições de buscar qualificação profissional e participaram dos cursos, conseguiram emprego nos Parques Eólicos Oitis, operando maquinário, trabalhando como serventes, ajudantes. Hoje após a finalização das obras, elas ainda estão empregadas na área, atuando em outras regiões, participando da construção de outros parques,” Conta Raimundo.
Essas iniciativas fazem parte do compromisso da parceria entre a Neoenergia e a AVSI Brasil com a promoção do desenvolvimento sustentável, na qual a energia eólica é explorada de maneira responsável e integrada às comunidades locais, gerando benefícios tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que vivem nas áreas de influência dos Parques Eólicos Oitis.
Essas ações são fundamentais para garantir a sustentabilidade a longo prazo e para promover o equilíbrio entre a geração de energia e o respeito ao meio ambiente e às comunidades locais. Além disso, o projeto dos Parques Eólicos Oitis está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades), contribuindo diretamente para o cumprimento dessas metas globais ao promover a energia renovável, gerar empregos locais e reduzir disparidades socioeconômicas nas comunidades envolvidas.