A AVSI Brasil, em parceria com a Enel Green Power, iniciou a execução do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ) na Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ) Sumidouro, localizada no município de Queimada Nova, no Piauí. O projeto, vinculado à Linha de Transmissão 500 KV SE Dom Inocêncio, visa promover o desenvolvimento social e ambiental local, além de preservar e fortalecer as tradições culturais da comunidade quilombola.
O PBAQ é direcionado aos moradores da CRQ Sumidouro e abrange quatro principais programas: Comunicação Social Quilombola, Educação em Saúde, Fortalecimento Territorial e Cultural, além de Geração de Renda e Autonomia.
A implementação desses programas tem como objetivos: criar uma comunicação ativa e contínua entre a comunidade e o empreendimento, melhorar as condições de saúde física e odontológica, promover a inclusão digital e fortalecer a cultura quilombola, além de aumentar a geração de renda através da apicultura.
Com ações como oficinas de medicina tradicional, montagem de laboratórios de informática e assessoria técnica na produção de mel, espera-se que a comunidade de Sumidouro possa desenvolver uma maior autonomia econômica e digital, preservando suas tradições e fortalecendo o engajamento comunitário.
Segundo a gerente Aracelle Costa e Araújo, “o projeto representa um passo significativo para a valorização e desenvolvimento das comunidades quilombolas, garantindo que seus membros tenham acesso a recursos e conhecimentos que promovam a sustentabilidade e o bem-estar de todos”.
No total, os 4 programas do Plano Básico Ambiental Quilombola serão realizados até novembro de 2025.