Anuncio

AVSI Brasil impulsiona integração de venezuelanos em Taubaté

Com apoio do Governo Federal, a iniciativa garante acolhimento, educação e oportunidades de emprego para migrantes venezuelanos, fortalecendo a inclusão social

Por intermédio do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho da AVSI Brasil e da Operação Acolhida do Governo Federal, o município de Taubaté recebeu 15 famílias da Venezuela em um processo de interiorização de pessoas que estavam vivendo em Roraima.

Na cidade paulista, cinco crianças foram matriculadas na educação infantil e uma aguarda em fila de espera (esta não tem idade obrigatória para estar frequentando escola). No ensino fundamental foram absorvidos 16 adolescentes, sendo 14 nos anos iniciais e dois nos anos finais. Entre eles, há uma criança com deficiência auditiva que também realizou uma prova de reclassificação e foi acolhida pelo Sistema Municipal de Ensino.

Para Petrick Costa, gerente do projeto Acolhidos, “o município de Taubaté, com sua participação ativa por meio da Secretaria de Educação, desempenha um papel crucial ao facilitar o acesso à educação para os migrantes”. De acordo com o gerente, ao possibilitar matrículas em tempo hábil, validar certificados anteriores e oferecer orientação às famílias migrantes, “o município demonstra um compromisso firme com a igualdade de oportunidades educacionais. Além disso, ao fornecer um intérprete de libras para crianças surdas, mostra uma preocupação não apenas com o acesso, mas também com a inclusão dessa população”.

Acolhidos do Meio do Trabalho

O projeto é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos. Por meio da atuação da AVSI Brasil, os migrantes recebem apoio para articulação com empresas visando obter vaga de emprego formal, além da oferta de três meses de moradia para as famílias e assistência social, a fim de facilitar a adaptação dos venezuelanos junto à comunidade local.