Anuncio

Projeto Ciranda Viva Educativa

BA
Em Andamento

Período:

  • Jul/2024 a Jul/2025

ODS:

  • 2 Fome zero e Agricultura sustentável
  • 3 Saúde e Bem-Estar
  • 4 Educação de Qualidade
  • 10 Redução das Desigualdades

Financiadores:

  • PetroReconcavo

O projeto Ciranda Viva Educativa foi criado para enfrentar os desafios educacionais e sociais presentes em Catu, na Bahia. A comunidade local enfrenta a falta de atividades complementares no contraturno escolar, que são essenciais para reforçar o aprendizado e desenvolver competências fundamentais em crianças e adolescentes. Além disso, há uma carência de oportunidades esportivas e de metodologias de ensino que preparem os estudantes para o futuro, tornando o processo educativo mais dinâmico e atraente.

Em resposta a essa realidade, a AVSI Brasil, em parceria com a PetroReconcavo e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Catu com apoio da Secretaria Municipal de Educação, realiza o projeto Ciranda Viva Educativa, com o objetivo promover o desenvolvimento integral de 230 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e impulsionar o aprendizado reforçando competências e habilidades de 100 educadores do município.

O Projeto busca atender um público-alvo composto por crianças e adolescentes dessas comunidades, oferecendo atividades complementares e extracurriculares que abrangem ações esportivas, socioculturais e socioeducacionais, realizadas em ambientes adequados ao aprendizado.

Entre as ações previstas estão atividades de educação ambiental, alimentar e nutricional, reforço escolar, e desenvolvimento integral por meio do esporte. Além disso, o projeto investe na capacitação de educadores, proporcionando a eles as ferramentas necessárias para estimular o protagonismo, a criatividade e o engajamento dos alunos.

 

Ações previstas

  • 04 a 06 anos (60 crianças das comunidades de Pedras, Flechas, Veadinho e Gomo) – Atividades de educação ambiental e educação alimentar e nutricional, com o manejo de hortas e atividades lúdicas que reforcem a nutrição e à alimentação saudável;
  • 04 a 17 anos (230 crianças e adolescentes das comunidades de Pedras, Flechas, Veadinho e Gomo) – Melhoria da aprendizagem por meio de atividades socioculturais e de reforço escolar em Sala Multimídia e Biblioteca a serem adequadas pelo Projeto;
  • 07 a 17 anos (150 crianças e adolescentes das comunidades de Pedras, Flechas, Veadinho) – Promoção do desenvolvimento integral através do Esporte;
  • Ensino Maker (100 professores) – Promoção da aprendizagem através do reforço de competências e facilitação do processo ensino-aprendizagem com capacitação de 50 horas e assessoria para professores da rede municipal e Ensino Fundamental I e II para que possam replicar a metodologias com seus alunos.

 

Resultados esperados:

  • 230 crianças e adolescentes de 04 a 17 com atividades de educação ambiental, alimentar e nutricional, reforço escolar, aprendizagem aprimorada através de atividades socioculturais e desenvolvimento integral promovido por meio do esporte.
  • 100 professores da rede municipal e do Ensino Fundamental I e II capacitados (50 horas) para reforçar competências e facilitar o processo de ensino-aprendizagem.