O processo de interiorização ou deslocamento voluntário de famílias de pessoas migrantes e refugiadas de Roraima para outros locais do Brasil carrega consigo diversas histórias de superação. Uma delas é a história da família liderada por Manuel Sanchez, venezuelano que migrou ao Brasil junto dos seus dois filhos pequenos.
O venezuelano encontrou novas oportunidades em Forquilhinha (SC) através do processo de interiorização promovido pela Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal, com o apoio da AVSI Brasil, com o projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho.
Manuel e seus dois filhos chegaram ao Brasil após perderem a mãe das crianças na Venezuela, durante a pandemia de COVID-19. Buscando honrar o desejo de sua esposa de proporcionar educação aos filhos, a família migrou para o Brasil, onde foram integrados em Santa Catarina As crianças foram matriculadas na rede pública de ensino e participam de atividades educacionais complementares no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), enquanto Manuel iniciou sua vida profissional na região, por meio da interiorização por Vaga de Emprego Sinalizada (VES), que realiza o deslocamento a partir da contratação de trabalho formal no munícipio de destino.
A consultora do projeto Acolhidos, Giovanna Botini, destacou a importância do apoio recebido: “É muito gratificante ver que o trabalho da AVSI proporcionou uma mudança de vida para essa família, uma mudança de vida muito impactante”. A trajetória de Manuel exemplifica como iniciativas de interiorização podem transformar vidas, promovendo autonomia e inclusão para refugiados em território brasileiro.
Manuel demonstra orgulho pela jornada de conhecimento e integração social no Brasil e fala com carinho sobre o recomeço ao lado dos filhos. “Eles já fizeram amizades na escola, jogam voleibol, sempre vão em campeonatos em escolas diferentes e trazem as medalhas que ganharam. Eles gostam muito do Brasil”, comemora.
O projeto Acolhidos é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.