A AVSI Brasil promoveu a formação complementar “Educação Ambiental: Oficina de Manejo do Fogo”, em parceria com o Programa Estação Ecológica, sediado na Estação Ecológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento marca a primeira ação conjunta entre as duas instituições e teve como público-alvo 19 beneficiários do Projeto Revitalizar, que cumprem penas de prestação de serviços à comunidade (PSC) e acordos de não persecução penal, encaminhados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
A escolha do tema da formação se deu em função do alarmante registro de mais de 21 mil focos de incêndio em Minas Gerais até agosto de 2024, conforme dados do Governo do Estado. Durante a oficina, os participantes puderam aprender sobre o trabalho dos brigadistas florestais voluntários e a importância da prevenção a incêndios, através de explicações da Brigada 1 – Núcleo BH (Brigada de Prevenção e Combate Voluntário à Incêndios Florestais). Além das atividades teóricas, uma trilha ecológica proporcionou uma imersão na rica biodiversidade da Estação Ecológica da UFMG, com diversas explicações sobre educação ambiental.
Os beneficiários expressaram sua satisfação com a formação. Rogério Augusto, um dos participantes, comentou: “Eu só tenho a agradecer pela oportunidade. Gostei demais e espero ter mais oportunidades assim. Quem sabe, futuramente, posso ser um brigadista voluntário”.
Glaydson Sales também compartilhou sua experiência: “Eu gostei muito do curso de educação ambiental. Aprendi muitas coisas interessantes e importantes, principalmente sobre o manejo do fogo. Eu pensava que só com água que combatia o fogo, mas também usam abafador e soprador. Também gostei muito de conhecer o espaço verde da mata da UFMG. Aprendi muito sobre a flora, conheci árvores muito interessantes e entendi a importância de preservar o meio ambiente. Meus parabéns a todos que explicaram muito bem. Gostei muito mesmo do curso”.
Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da AVSI Brasil em promover não apenas a inclusão social dos sentenciados, mas também reforçar o caráter educativo, preventivo e socializador das penas alternativas. Por meio de ações que valorizam o trabalho comunitário e o cuidado com o meio ambiente, o projeto Revitalizar contribui para fortalecer a função social dessas medidas, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.
Projeto Revitalizar
O Projeto Revitalizar iniciou em 2018 por meio da parceria entre AVSI Brasil e Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU). O objetivo do projeto é promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade e beneficiários de acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.