Anuncio

Projeto Revitalizar promove capacitação em reciclagem

Formação sobre "Mercado da Reciclagem: Possibilidades de Trabalho e Renda" capacita 14 participantes na Cooperativa Coomarp, em Belo Horizonte

A AVSI Brasil realizou uma formação complementar sobre “Mercado da Reciclagem: Possibilidades de Trabalho e Renda” na Cooperativa de Material Reciclável da Pampulha – COOMARP. A ação, que aconteceu em setembro, foi realizada em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte e a Cooperativa Central Rede Solidária de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais – Redesol. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da coleta seletiva e o papel fundamental dos catadores de resíduos sólidos em Minas Gerais.

A formação foi direcionada a 14 beneficiários do Projeto Revitalizar, que estão cumprindo pena de prestação de serviços à comunidade ou acordos de não persecução penal, encaminhados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Durante o encontro, os participantes aprenderam sobre a história das cooperativas em Belo Horizonte, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), logística reversa e as contribuições ambientais da reciclagem, além de ouvirem relatos inspiradores de superação.

Everaldo, um dos beneficiários, compartilhou: “Em breve eu vou terminar de cumprir a pena, mas pode me chamar para todos os cursos complementares que tiver. Eu acho muito importante essas capacitações e quero aproveitar o máximo possível.”

Jefferson também expressou seu entusiasmo: “Eu quero muito ir nessa formação porque é uma oportunidade de conhecer mais sobre a reciclagem e quem sabe poder trabalhar nesta área.”

Nesta 5ª edição do projeto, que ocorrerá até outubro de 2024, a AVSI Brasil tem a expectativa de capacitar 250 beneficiários no curso de Agente Ambiental e 70 em cursos complementares. Além do conhecimento, os participantes recebem como incentivo uma ajuda de custo para deslocamento e lanche, além dos certificados de participação.

Projeto Revitalizar

O Projeto Revitalizar, iniciado em 2018, pela AVSI Brasil em parceria com a Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU), visa promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade e beneficiários de acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.

O foco principal do Projeto Revitalizar é promover a inclusão social dos sentenciados, reforçando o caráter educativo, preventivo e socializador das penas alternativas. Por meio de ações que valorizam o trabalho comunitário e o cuidado com o meio ambiente, busca-se fortalecer a função social dessas medidas, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.