Anuncio

Primeira infância é tema de pesquisa comportamental em Boa Vista (RR)

Ação visa educar a população sobre a importância de participar ativamente do desenvolvimento das crianças

A atenção e presença da família são elementos essenciais o desenvolvimento saudável de uma criança, seja ele físico, socioemocional ou cognitivo. A partir desse olhar, nasce a iniciativa Mudança Comportamental, que tem como prioridade demostrar para a população de Boa Vista (RR) a importância dos cuidados na primeira infância, além de estabelecer uma relação entre pais, filhos, cuidadores e servidores, fomentando a educação e a disciplina sem violência. A ação faz parte do programa Urban 95.

A ação contou com uma pesquisa comportamental, que observou pais, cuidadores e servidores com as crianças de 0 a 6 anos, com ênfase à primeiríssima infância, de 0 a 3 anos. Por conta da pandemia, a pesquisa foi realizada via formulários de entrevistas on-line, e, após liberação das instituições sanitárias, respeitando todos os protocolos de segurança indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram aplicadas entrevistas presenciais.

“A realização da pesquisa comportamental nos colocou mais próximos da realidade da Primeira Infância em Boa Vista e nos ajudou a entender melhor a necessidade de investimentos em políticas públicas para esta categoria da sociedade. Além disso, nos proporcionou uma visão científica mais aguçada com relação a dimensões importantíssimas, muitas vezes negligenciadas por pura falta de conhecimento”, explica Joel Valério, coordenador da pesquisa por parte da empresa de consultoria.

Como fatores principais para o desenvolvimento da pesquisa, as questões estudadas foram a capacidade de interação dos pais, cuidadores e servidores com as crianças, por exemplo, quantas vezes tem a oportunidade de ouvir, conversar, contar histórias, cantar, ler e brincar com seus filhos. Essas respostas indicam a importância da família no processo de socialização durante os primeiros anos de vida da criança.

Mais sobre o projeto

A iniciativa Mudança Comportamental é uma das ações do programa Scale-up Urban 95 Boa Vista que, assim como todas as atividades realizadas pelo programa, visa criar melhorias nas condições de vida da Primeira Infância por meio da parceria entre a AVSI Brasil, Fundação Bernard van Leer, Prefeitura Municipal de Boa Vista e Fundação AVSI. O objetivo principal é criar uma metodologia de comunicação que gere uma mudança comportamental na população da cidade, considerando os primeiros anos de vida como a fase mais importante do desenvolvimento humano.