Anuncio

Debate sobre rio e saneamento reúne associações, prefeitura e estado

Esta é a 8ª edição dos encontros formativos promovidos pelo projeto Camaragibe Melhor

O projeto Camaragibe Melhor realizou, no dia 22, seu 8º Encontro Formativo no Auditório da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PE). Durante toda tarde, representantes da prefeitura, secretarias, organizações da sociedade civil e equipe da AVSI Brasil discutiram o tema “Rio e Saneamento – Uma oportunidade para entender seu impacto na comunidade”.

De acordo com a proposta do encontro, os participantes puderam interagir e esclarecer dúvidas sobre o tema, realizando perguntas sobre condições de esgotamento e abastecimento de água em suas comunidades. O palestrante convidado para esta edição foi o mestre em tecnologia ambiental pelo ITEP/PE, Alexandre Ramos, que leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Guararapes.

Segundo Alexandre Ramos, a ação relacionada à política pública de saneamento possibilita a integração entre diversas comunidades. “A ação de saneamento nunca é isolada, sempre envolve diversos elementos e realidades que se somam para resolver alguns problemas, nesse sentido o saneamento fortalece a ação conjunta entre comunidades, cidades e estados”, avaliou Ramos.

Esse esforço conjunto é necessário uma vez que o saneamento básico é sempre uma questão delicada e envolve o bem-estar de uma comunidade – da coleta do lixo à água recebida em casa. Uma cidade saneada tem impacto positivo na região e na qualidade de vida das pessoas. De acordo com Ramos, cada 1% de ampliação de cobertura de água potável corresponde a uma redução de 1,17% no índice de mortalidade infantil e para o esgotamento sanitário, 0,44%.

Nós que fazemos parte das organizações nos bairros temos o dever de levar o que aprendemos nos Encontros Formativos, para que eles também tenham o conhecimento e assim possam atuar na luta pelos nossos direitos”, explicou Elizabeth Torres, do Conselho de Moradores do Açude Timbí (PE).

Encontros Formativos

Os Encontros Formativos promovidos pelo Projeto Camaragibe Melhor têm como objetivo promover o diálogo e a integração entre o poder público e a sociedade civil. Acontecem mensalmente com temáticas escolhidas pelas próprias ONGs locais.