Anuncio

Pianista Marcelo Cesena se apresenta para crianças da Creche Luigi Giussani

O músico interagiu com a jovem plateia e pediu que cantassem enquanto tocava cantigas de roda

Concerto para a Infância. Assim foi chamada a apresentação do pianista Marcelo Cesena na manhã desta segunda-feira, dia 26, para cerca de 100 crianças e a equipe do Centro de Educação Infantil Luigi Giussani, no Lobato, em Salvador. Participaram também uma turma de crianças do Centro Educativo João Paulo II, acompanhados por um educador e pela diretora da instituição.

O pianista, que realiza apresentações em capitais brasileiras no mês de agosto, se mostrou bastante aberto ao convite de se apresentar para o público da instituição educativa. “Foi uma surpresa, porque eu não tinha ideia de como seria”, comentou.

Durante toda a apresentação, Marcelo interagiu com a jovem plateia e pediu que cantassem enquanto ele tocava cantigas de roda bastante conhecidas pelas crianças, como “Alecrim”, “Marcha soldado” e “Peixe vivo”. Alguns clássicos da música popular brasileira também fizeram parte do repertório, como “Tico-tico no fubá”, composta por Zequinha de Abreu e eternizada na voz de Carmen Miranda.

Os pais de Pedro Lucas, 2 anos, fizeram questão de ir à instituição para ver o concerto. Neilson e Aljamile Santos contaram que seu filho gosta muito de música. “Para nós e para ele é muito bom, porque é um incentivo para ouvir músicas diferentes do que estamos acostumados”, contou a mãe do garoto. “Esta é uma possibilidade de ampliar o conhecimento cultural das crianças”, complementou Simone Soares, educadora da instituição.

As canções de autoria própria receberam uma atenção especial das crianças. “’Emily’ é uma música que eu fiz para uma menina de 13 anos que sofreu um grave acidente”, contou Marcelo. Comovido com a história da garota, compôs uma canção que para expressar a beleza que está em tudo, inclusive em um momento difícil como a morte da jovem. “Os pais dela vão gostar de saber que eu toquei essa música para vocês”, comentou Marcelo, enquanto sua irmã, Tereza Cesena, gravava a apresentação com uma câmera.

Ao final do concerto, o diretor da obra educativa, Paulo Claudino, agradeceu a disponibilidade de Marcelo. “Todo coração tem sede de beleza, e o dessas crianças não é diferente. Hoje sua música foi a expressão da beleza para elas”, comentou Paulo.

Com simplicidade, Marcelo considera que “beleza maior é estar diante delas. É muito tocante estar diante das crianças. Ficamos em uma postura de estupor. O coração humano, que é algo de misterioso, se abre diante delas”.

O pianista

Marcelo Cesena, 43 anos, é vencedor da edição 2013 do prêmio “Brazilian International Press Award” na categoria “Melhor Músico Brasileiro radicado nos Estados Unidos”. Parte de sua vida e trabalho foram contados na revista Passos do mês de maio deste ano.