Antonello Veneri, fotógrafo italiano residente em Salvador (BA) desde 2001, passou o mês de março junto à equipe da AVSI Brasil para registrar momentos de alguns projetos em andamento.
Veneri fotografou iniciativas realizadas nas periferias em Salvador e Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e em municípios do Semiárido de Pernambuco.
Para o fotógrafo, o mais impactante foi conhecer as unidades prisionais APAC em Minas Gerais, que recebem o suporte da AVSI Brasil por meio do projeto Além dos Muros. “Estive em dois presídios. Entrei e passei uns dias e foi uma experiência muito boa. Encontrar, conhecer, conversar, compartilhar o dia com pessoas que cometeram crimes e que estão se recuperando dessa forma tão linda é algo surpreendente”, conta Veneri.
Satisfeito com a atividade, o consultor esclarece por que gosta de atuar com organizações não governamentais. “Eu gosto muito de trabalhar com ONGs, porque posso ter acesso a lugares e situações que dificilmente poderia conhecer e fotografar, comenta.
Sobre o diferencial da organização, ele relata: “Os projetos da AVSI são bem diversificados. Vi que todos eles levam melhorias fundamentais para a vida das pessoas. Infelizmente não são todas as ONGs que fazem isso. Dar a possibilidade para alguém construir o próprio futuro é algo muito forte”.
Fotógrafo premiado
Antonello Veneri tem experiência em fotografar o cotidiano de pessoas e é reconhecido no país e na Europa especialmente pelo registro fotográfico de periferias brasileiras. Foi finalista em diversos concursos de fotografia, como Getty Images (Brasil), concurso Latinoamericano Foto Documental (Medellin, Colômbia), Encontros de Imagem 2013 (Braga, Portugal).
Em 2014, ganhou o prêmio de melhor fotorreportagem da National Geographic Itália. No site pessoal do fotógrafo é possível encontrar alguns dos seus ensaios no Brasil, tais como Cidade baixa, Ladeira da preguiça e Lixão do sertão.