A equipe do programa Jovens Aprendizes celebrou, nesta sexta-feira (19), a conclusão de mais uma turma que participou do curso de aprendizagem de Pedreiro de Edificações. O encontro, realizado na sala de convivência da obra localizada na Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho (PE), reuniu concluintes, encarregados pela obra e representantes da AVSI Brasil e Odebrecht Realizações Imobiliárias. Os jovens aprendizes participaram da oficina Elaboração de Currículo e foram homenageados pelas empresas envolvidas.
Amaro Ferreira da Mota, encarregado de obra, parabenizou a iniciativa da Odebrecht no processo de formação dos jovens. “É uma oportunidade grande para eles. Na minha época, não tinha essa oportunidade imensa de ganhar experiência. Aprendi na marra. Meu conselho é que busquem sempre aquilo que visam e se aperfeiçoem naquilo que fazem para ter sempre boas oportunidades”, aconselhou o encarregado homenageado pela turma.
Um dos aprendizes que seguiu à risca a dica do encarregado foi Luís Henrique Santos do Nascimento, de 21 anos. Com dedicação, o jovem agarrou a oportunidade e se destacou na obra. Hoje ele é um profissional contratado pela Odebrecht Realizações Imobiliárias. “O curso foi muito interessante, divertido e durante esse tempo fiz novas amizades e construí mais conhecimento. A gente aprende muito aqui na obra”, relembra o recém-contratado pedreiro da obra.
O encarregado de obras Rogério dos Santos Silva também destaca a troca de aprendizado como ponto positivo do processo de formação. “Aprendi muito com eles a questão da humildade e o interesse dos jovens na atividade durante esse período da fase prática. Espero que os jovens se esforcem, dediquem-se e sejam responsáveis”, afirmou o encarregado também homenageado.
O jovem Luís Henrique entendeu o recado e já faz planos para o futuro. “Quero melhorar muitas coisas. Quero passar muito tempo aqui na empresa para aprender mais e levar conhecimento de um canto para outro. Quero também juntar dinheiro para fazer uma faculdade ou um curso técnico”, projetou.
O Programa Jovem Aprendiz Odebrecht qualifica jovens, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), para inseri-los no mercado de trabalho por meio da aprendizagem estabelecida pela Lei Nº 11.788/08, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005.
A legislação determina que empresas contratem de 5% a 15% do seu quadro de funcionários, adolescentes e jovens entre 14 e 24 por meio da modalidade de aprendizagem. A AVSI Brasil acompanha esses jovens tanto no processo seletivo quanto durante o processo de qualificação profissional e contribui na formação humana dos aprendizes.