A equipe do projeto de Segurança Alimentar e Nutricional para o Semiárido de Pernambuco (SAN) está realizando uma rodada de prestação de contas do projeto aos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS) dos municípios de Lajedo, Calçado, Jupi, Garanhuns e Caetés. Os CMDRS foram os primeiros espaços de interlocução do projeto. Foi também por meio destes que se chegou às 131 famílias beneficiárias dos sistemas de bioágua implantados na região.
Nos municípios de Calçado, Lajedo e Garanhuns, as reuniões já foram realizadas nos dias 20, 28 e 29 de outubro, respectivamente. Os encontros têm reunido beneficiários, representantes das associações, de organizações sociais, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e das prefeituras. Durante a reunião, a coordenadora de Obras e Mobilização Social, Adriana Gouveia, explicou as etapas vivenciadas pelo público envolvido e os resultados obtidos pelo projeto SAN.
Em Lajedo, os conselheiros ficaram motivados por conseguirem colocar o sistema de bioágua familiar na pauta do Conselho e solicitaram a construção de mais sistemas. O coordenador do CMDRS de Lajedo, Jason Medeiros, informou que, além da luta por novos bioáguas, o Conselho formará uma comissão para acompanhar as famílias e monitorar o sistema. “Por ser uma tecnologia inovadora sentimos a necessidade da presença e do acompanhamento das famílias”, ponderou Medeiros.
Em Garanhuns, os participantes agradeceram o financiamento da empresa IE Garanhuns, elogiaram e desejaram que outras empresas sigam o seu exemplo e promovam mais projetos como o SAN. “O sentimento de companheirismo e a troca de conhecimento deve ser sempre privilegiado como foi no projeto de Segurança Alimentar Nutricional”, afirmou o Conselheiro de Garanhuns, Manoel do Nascimento.
O projeto Segurança Alimentar e Nutricional para o Semiárido de Pernambuco instalou 131 sistemas de bioágua familiar nos municípios de Garanhuns, Lajedo, Calçado, Caetés e Jupi. A tecnologia social incentiva as atividades agrícolas garantindo água para a produção por meio do seu reuso. Além disso, a assistência técnica voltada à agroecologia e à utilização do sistema. Promoveu ainda com 200 famílias oficinas de segurança alimentar e realizou campanhas voltadas à educação nutricional em 40 escolas. Ao todo, mais de 2.000 pessoas foram beneficiadas. A iniciativa executada pela AVSI Brasil foi financiada pela concessionária de transmissão de energia IE Garanhuns, sociedade entre CHESF e ISA CTEEP, com recursos do BNDES.
Confira as datas das próximas reuniões dos Conselhos Municipais:
- Reunião CMDRS de Jupi, dia 11/11/2015, às 14h, na Câmara de Vereadores de Jupi;
- Reunião CMDRS de Caetés, dia 02/12/2015, às 09h, na Câmara de Vereadores de Caetés.