Nos próximos 28 meses, a comunidade Guerreira Zeferina, no subúrbio ferroviário de Salvador (BA), passará por uma transformação. No local conhecido como Cidade de Plástico, será realizada uma intervenção urbanística envolvendo dezenas de famílias, que contarão com a experiência da AVSI Brasil na realização do trabalho social. A iniciativa faz parte do Projeto de Urbanização de Áreas Precárias de Salvador, realizada pela Prefeitura, com a construção de habitações regulares.
O papel da AVSI Brasil é contribuir para desenvolver o território de maneira integrada, com ações complementares ao trabalho da Prefeitura. A organização será uma presença social na comunidade Guerreira Zeferino, acompanhando 230 famílias nas etapas de implantação do projeto, durante e após a obra, realizando monitoramento e avaliação da iniciativa e promovendo atividades de geração de emprego e renda.
“Seremos uma assistência ao município e à comunidade para que o projeto não seja somente de urbanização e habitação, mas que garanta serviços sociais para o desenvolvimento das famílias“, comenta Fabrizio Pellicelli, diretor geral da AVSI Brasil.
“Este é um projeto de R$25 milhões que vai beneficiar as famílias que residirão ali mesmo. Não é uma obra eleitoreira, mas sim um projeto com foco na melhoria de vida das pessoas. A Guerreira Zeferina será um dos lugares mais bonitos de Salvador”, ressaltou o prefeito ACM Neto.
Parceria
O convênio entre a Prefeitura de Salvador e a AVSI Brasil foi assinado na manhã de hoje, 30, no Palácio Tomé de Souza, no encontro de lançamento do edital para contratação da empresa que executará as obras na comunidade.
“Nessa primeira etapa vamos entrar na comunidade e definir, junto com os moradores, que ações devem ser realizadas na localidade. A expectativa é muito positiva, pois é um projeto que aposta muito no valor da comunidade, ou seja, todos vão continuar no local com condições de vida diferentes. Este é um elemento central para o desenvolvimento humano”, conclui Pellicelli.
Para Lareyne Almeida, gerente geral da AVSI Brasil na Bahia e supervisora do projeto, “essa iniciativa reafirma a experiência que tivemos nos últimos anos: o trabalho social saiu do status de coadjuvante da intervenção urbanística e assume uma posição-chave no processo de desenvolvimento de território. Será um desafio gratificante”.
Experiência em Programas e Projetos de Habitação
Presente no Brasil há mais de 30 anos, a AVSI Brasil contribuiu com diversas iniciativas no âmbito de programas de urbanização de assentamentos precários. Alguns exemplos são:
- Programa Alvorada, em Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Gouveia (MG);
- Projeto de Recuperação Socioambiental da Comunidade de Novos Alagados – Salvador (BA), premiado na Conferência de Istambul de HABITAT II, em 1996;
- Projeto de Apoio Técnico e Social ao Programa de Redução da Pobreza Urbana do Programa Ribeira Azul, em Salvador(BA), experiência selecionada no Concurso de Boas Práticas, em 2006, e catalogada como Best Practice por UN-Habitat.
- Projeto de Apoio Técnico e Metodológico ao Programa Dias Melhores, em Salvador (BA);
- Projeto de Redução da Pobreza Urbana no Município de Olinda (PE);
- Projeto de Fortalecimento de Metodologias e Instrumentos para a Redução da Pobreza Urbana, Melhorias Habitacionais e Regularização Fundiária, em Contagem (MG);
- Projeto de Redução da Pobreza em intervenções de desenvolvimento urbano integrado, em Camaragibe (PE).
No total, cerca de 100.000 famílias foram beneficiadas, com aporte de 20 milhões de USD investidos em cooperação.
Manual metodológico
Em 2013, junto com a Aliança das Cidades, o Governo italiano, o Banco Mundial e a Secretaria Nacional de Habitação, a AVSI criou o Kit Temático Trabalho Social em Programas e Projetos de Habitação de Interesse Social, manual que serve de guia para a execução do trabalho social.
O Kit Temático é baseado na experiência da AVSI nos últimos 30 anos atuando para conferir a ações de desenvolvimento urbano o caráter social necessário para o desenvolvimento integrado das pessoas envolvidas nos projetos urbanísticos.
A publicação sistematiza a experiência da organização e teve como objetivo de fortalecer e ampliar o repertório de metodologias sociais utilizadas no âmbito de programas de urbanização de assentamentos precários.
O manual é composto por três volumes:
I) Conhecimento e Planejamento integrados;
II) Fortalecimento das organizações da sociedade civil;
III) Geração de Trabalho e Renda.