Anuncio

Segurança alimentar e nutricional em terras indígenas

A ação faz parte do Programa Básico Ambiental Indígena, em Pernambuco

Buscando abordar e conscientizar sobre alguns aspectos nutricionais, o projeto PBAI (Plano Básico Ambiental Indígena) criou uma campanha escolar voltada à educação alimentar e nutricional na aldeia indígena Pankaiwká, no sertão de Pernambuco.

Durante a ação, que aconteceu nos meses de outubro e novembro, foram realizadas oficinas que fomentavam o conhecimento e cuidado com a alimentação. “O que você está comendo” foi o nome dado à iniciativa que tratou da composição dos alimentos, tanto naturais quanto industriais. Já a “Mestre cuca” abordou a higiene pessoal e dos alimentos e o aproveitamento integral dos gêneros alimentícios através da realização de uma receita com alimentos saudáveis e tradicionais.

De acordo com Iará Simis, gerente do projeto, a campanha buscou contribuir com o resgate da cultura alimentar indígena, a partir da valorização dos alimentos advindos da terra.

A ação também contou com o lançamento de uma cartilha, que reúne receitas tradicionais indígenas dos Pankaiwka, elaborada através do trabalho colaborativo junto a integrantes da Aldeia. O conteúdo da cartilha foi ditado diretamente pelos indígenas e sistematizado pela nutricionista que compõe a equipe do projeto.

As ações fazem parte do Projeto Pankaiwka Sustentável: Bioágua, Agroecologia e Nutrição para uma Aldeia Saudável. O Projeto, executado pela AVSI Brasil, integra o Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI), que visa atender aos condicionantes socioambientais do empreendimento da LT 500 kV Luiz Gonzaga/Garanhuns, pertencente à empresa IE Garanhuns, como parte das ações de mitigação exigidas pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama e Funai.