Sebastiana Pereira da Silva Lima, mais conhecida como Tiana, é moradora do Jardim Teresópolis (MG) há mais de 32 anos, viu a região crescer e escolheu o bairro como um local para constituir a família, desde que saiu de Coronel Murta, no Jequitinhonha. Tiana conta que no início tudo era muito difícil para quem vivesse no Teresópolis. Não existia luz, água encanada, asfalto e serviços que atendessem a população em rápido crescimento.
“Participei de uma associação popular das senhoras e a gente andava muito para buscar água. Também íamos à Prefeitura com o desejo de melhorias”.
Ela viu o primeiro posto de saúde chegar no bairro, e conheceu o primeiro médico. Aos poucos, a moradora engajada com as causas sociais foi se tornando uma referência e ingressou em 2011 na Rede de Desenvolvimento Social do Teresópolis e no grupo de referência adulto do programa Árvore da Vida. O grupo é formado por lideranças do Complexo Jardim Teresópolis, que contribuem com o desenvolvimento local, informam a comunidade sobre oportunidades de cursos gratuitos e vagas no mercado de trabalho.