Entre o final de dezembro de 2021 e o começo de janeiro de 2022, o projeto Vozes Daqui realizou uma capacitação em gestão de bibliotecas. Com o tema “Como gerir e integrar as atividades de uma biblioteca à escola”, a atividade fez parte do componente Projetos Escolares, que visa promover a melhoria do ambiente escolar de nove instituições de Goiana (PE).
A partir de um diagnóstico escolar participativo com alunos, pais, professores e gestores escolares sobre a situação do ambiente escolar, sete das nove escolas beneficiadas pelo projeto Vozes optaram pela melhoria do ambiente na escola a partir da reforma e implantação de uma biblioteca e salas multimídia equipadas.
A capacitação foi dividida em sete encontros, ministrados pelo bibliotecário e educador Arthur Almeida, que falou sobre a importância dos espaços. “Esses espaços têm uma potência impressionante para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar e, por isso, a capacitação para gestão de bibliotecas é fundamental para que esses espaços possam ser explorados ao máximo”.
Os encontros foram marcados por processos de exposição de conteúdo; escuta assertiva e aplicação de uma metodologia teórico-prática. A cada encontro, gestores e professores deveriam não só absorver o conteúdo a respeito do espaço da biblioteca, como também propor ações e formas democráticas para a gestão do espaço.
A professora Maria Vanderléia, da Escola Municipal Lourenço Albuquerque Gadelha, que uma das instituições beneficiadas, destacou a importância da capacitação. “A formação deixou um legado muito bom. Nos despertou para a inserção de projetos de leitura e como utilizar algumas metodologias e estratégias na biblioteca, para alcançar mais êxito nos trabalhos desenvolvidos e propostos”.
Durante o treinamento, também foi elaborado um documento para cada biblioteca, que norteia todo o funcionamento do espaço e ficará disponível para as gestões das escolas. A ideia é tornar as bibliotecas um forte instrumento e espaço pedagógico de ensino e aprendizagem.
PARA ALÉM DA CAPACITAÇÃO
Ainda no encontro, os presentes foram apresentados ao programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE), um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Um software para catalogação e difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de portes variados. Além dessa vantagem, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.