O programa Viva Sabiá, realizado pelo Grupo PetroReconcavo em parceria com a AVSI Brasil, surgiu para dialogar com comunidades do Rio Grande do Norte, tendo como eixo principal a melhoria do acesso à água. Este pilar incluiu: a implementação de sistemas de potabilização da água por meio da radiação solar (Sistema Aqualuz); a realização de oficinas de educação socioambiental para uso e consumo de água e estudos sobre a importância do acesso à água potável e saneamento. O monitoramento, avaliação e divulgação da experiência em nível comunitário e institucional também fazem parte da ação. O programa tem foco em responsabilidade social e sustentabilidade.
O público-alvo foi formado pelas comunidades de Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Lajes e Livramento e Olho d’agua da Onça, pertencentes aos municípios Upanema, Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas, localizados no entorno das atividades do Ativo Potiguar E&P. O principal objetivo foi promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local, mediante o diálogo e ações participativas entre a comunidade e a empresa Potiguar.
O programa Viva Sabiá foi pensado a partir de um diagnóstico participativo elaborado pela AVSI Brasil nos territórios de intervenção da Potiguar E&P. O estudo possibilitou identificar fragilidades e as potencialidades locais, permitindo assim a elaboração de diretrizes e intervenções. Foram definidos 4 pilares de desenvolvimento sustentável que norteiam as ações do programa: meio ambiente, socioeducacional, voluntariado corporativo, economia circular e empreendedorismo.
Sistema Aqualuz
A metodologia com o foco na melhoria do acesso a água foi realizada através de uma parceria com a SDW, uma startup que desenvolveu o Aqualuz, um sistema que potabiliza a água de cisterna por meio da irradiação solar. O sistema purifica a água e retira os microrganismos, evitando doenças e garantindo água potável para o consumo humano. Ainda se tratando do desenvolvimento do projeto, será realizada avaliação qualitativa da água antes e depois do tratamento com o Aqualuz. Estão previstos ainda acompanhamento técnico e social para monitoramento da iniciativa além de encontros e oficinas com as comunidades incluindo o tema da água.
Resultados alcançados (2021)
- Relacionamento consolidado e plano de sustentabilidade em diálogo com as comunidades;
- Redução dos casos reportados de diarreia
- 130.000 litros de água para consumo doméstico
- 1000 alunos e professores alcançados com Campanhas de Educação Ambiental
Resultados alcançados (2022)
- Relacionamento consolidado e plano de sustentabilidade em diálogo com as comunidades;
- 80% de redução dos casos reportados de diarreia
- 51 sistemas de purificação da água de cisternas – Aqualuz – Sendo 49 instalados em residências e 2 em 1 escola municipal
- 295 pessoas com acesso a água para consumo doméstico e humano
- 150.000 litros de água para consumo doméstico e humano
- 10 Escolas foram contempladas com campanhas de educação ambiental
- 1000 alunos e professores alcançados com Campanhas de Educação Ambiental
- 1.295 pessoas beneficiários atendidos