Em homenagem ao Dia Mundial dos Refugiados, comemorado no mês de junho, diversas atividades especiais foram realizadas nos abrigos de Boa Vista (RR) administrados pela AVSI Brasil em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR.
Na capital Roraima, AVSI Brasil é responsável pela gestão de três abrigos para migrantes e refugiados: Rondon 1, Centro de Interiorização Rondon 5 e o abrigo indígena Waraotuma a Tuaranoko. Atualmente, esses abrigos acolhem cerca de 4.000 pessoas de nacionalidade venezuelana. Segundo Greixa Cazorla, Oficial de Registro de Gestão de Dados, estes números são atualizados diariamente, devido à grande entrada e saída de beneficiários “toda semana estamos recebendo abrigamentos de Pacaraima e do PITRIG Boa Vista, então o número total de refugiados vária diariamente. Além disso, também temos saídas para interiorização ou transferência, o que também influencia no resultado total de refugiados acolhidos”.
Com o tema “Esperança Longe de Casa: por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas”, foram iniciadas as atividades visando promover o protagonismo dos refugiados, exaltando suas ideias e expressões artísticas para comemorar esta data tão importante em suas vidas.
No abrigo indígena Waraotuma a Tuaranoko, as atividades iniciaram com a projeção de uma mostra de cinema para refugiados. Na programação, a comunidade abrigada se encontrou com filmes alusivos à migração e ao refúgio que trouxeram uma mensagem de resiliência e esperança.
Para Veronica Rodriguez, Oficial de Proteção de Base Comunitária, a comemoração do Dia Mundial dos Refugiados foi uma construção coletiva da equipe AVSI, com a comunidade e organizações parceiras que se juntaram para enaltecer a coragem das pessoas em condição de refúgio “nestas atividades o protagonista é a comunidade, passamos quase um mês organizando as apresentações e os beneficiários estavam animados planejando as apresentações artísticas”.
As crianças do abrigo Rondon 5 também participaram do evento, confeccionando lembrancinhas do Dia Mundial do Refugiado com material reciclável para distribuir entre espectadores e funcionários de organizações aliadas. Neste abrigo, também foi realizado um show de talentos, mostrando danças típicas venezuelanas, onde toda a comunidade participou confeccionando os trajes típicos e organizando as coreografias.
No abrigo Rondon 1, as ações iniciaram repletas de poesia e pintura artística, começando com um monólogo que convidava à reflexão sobre as adversidades que os refugiados superam em busca de melhores condições de vida. Além disso, foi criado um mural alusivo a esta data, onde colaboradores AVSI e refugiados colocam suas mãos e assinaturas como forma de apoiar e dar visibilidade à força dos refugiados.
Para Sandy Smile, Assistente de Proteção de Base Comunitária, o mais enriquecedor é acompanhar de perto a forma como a comunidade se expressa através das suas ideias, trazendo características da vida migrante como a sua coragem, resiliência e a capacidade de se reinventar diante das dificuldades e oportunidades “é possível observar os talentos que cada indivíduo possui, e estar compartilhando ideias, escutando sugestões de ambos lados ajuda nas atividades de promoção de conscientização sobre os direitos da comunidade atendida”.
Operação Acolhida
Em parceria com o Alto Comissariados das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a AVSI Brasil participa há 5 anos na resposta humanitária aos migrantes e refugiados venezuelanos, com o objetivo de fortalecer a participação de comitês e subgrupos, assegurando a distribuição igualitária de alimentos e produtos não alimentícios, além da realização de iniciativas como interiorização para o trabalho.
Atualmente, AVSI Brasil é responsável pelo gerenciamento de 5 abrigos no estado de Roraima, sendo 3 localizados em Boa Vista e 2 em Pacaraima, dentre estes, 2 específicos para a população indígena, um em cada cidade.