Anuncio

Atividade Esportiva promove aprendizado e diversão em Catu

A ação do projeto Ciranda Viva reforça o compromisso com a formação integral dos beneficiários, utilizando o esporte como uma de suas ferramentas de ensino e inclusão social.

O programa Ciranda Viva, promoveu uma série de atividades esportivas em Cassarongongo (zona rural de Catu–BA), no dia 2 de abril, destinadas ao desenvolvimento integral de 38 crianças participantes dessa dinâmica. O programa é realizado pela parceria entre AVSI Brasil e PetroRecôncavo.

Entre as dinâmicas realizadas, destacou-se a brincadeira tradicional no norte e nordeste brasileiro “Picula de Linha” ou como também é conhecida “pique-linha” e a “Corrida Colorida dos Pontos”. Além de trabalhar a coordenação motora, a atividade exercita a disciplina das crianças através do cumprimento das regras e permite que os alunos se envolvam ativamente na brincadeira, desenvolvendo habilidades físicas e cognitivas ao mesmo tempo.

Na brincadeira “Corrida colorida dos pontos”, os participantes aplicaram conceitos matemáticos e estratégias em equipe, enquanto se engajavam em desafios físicos, fortalecendo a interação entre as áreas do conhecimento. “A parte mais legal é que o professor sempre faz a gente aprender de um jeito divertido. Até matemática dá para aprender brincando” disse Ludmila Correa, beneficiária de 10 anos.

Para Gledielson Costa, professor de educação física dos beneficiários do projeto, o mais importante é observar o crescimento dos jovens não somente como alunos, mas principalmente como indivíduos. “É essencial que eles aprendam os valores da moralidade, que amem o esporte e que se desenvolvam tanto em estatura física quanto como seres humanos. O esporte tem esse poder de transformação, e aqui buscamos, através de atividades simples, estimular esses valores”, afirma o professor.

O programa Ciranda Viva visa promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas. Busca também fortalecer vínculos familiares e comunitários, contribuindo para a proteção e garantia dos direitos da infância e adolescência. O programa conta com o investimento social da PetroRecôncavo e apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de Catu, unindo esforços para oferecer oportunidades de crescimento e inclusão social para crianças e jovens da região.