As ações aconteceram com moradores de Comunidades Remanescentes Quilombolas no Piauí
O Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos realizou uma semana de atividades educacionais para homenagear o dia da consciência negra, no município de Queimada Nova (PI). As ações aconteceram com moradores das cinco Comunidades Remanescentes Quilombolas (CRQs) localizadas em área de influência do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, cuja construção está sendo realizada pela Enel Green Power.
Nos dias 12, 13, 14, 15 e 17 de novembro, aconteceu um minicurso de Políticas Públicas e Direitos Quilombolas voltado para lideranças das CRQs. Já nos dias 16 e 18, foram ministrados cursos de utilização didática de livros, tendo como público-alvo líderes e professores das escolas frequentadas pelas crianças das CRQs de Tapuio, Volta do Riacho, Baixa da Onça, Sumidouro e Pitombeira.
“Discutir a questão dos direitos quilombolas e cidadania é uma necessidade para a comunidade, porque aprofunda questões das políticas públicas. As Comunidades Remanescentes Quilombolas são originadas da resistência de um povo para existir”, destacou Maria Rosalina dos Santos, membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí e facilitadora dos cursos.
Os minicursos utilizaram a metodologia participativa, proporcionando produções em grupos e rodas de conversas, com o objetivo de sensibilizar os participantes para o fortalecimento comunitário.
Apresentações musicais também fizeram parte da programação buscando resgatar a tradição quilombola, assim como o curso de utilização didática de livros que visou fortalecer a cultura local por meio da difusão dos aspectos da história da formação afro-brasileira. Para a professora Fabiana Santos, a participação na atividade contribuiu para a aproximação de educadores com as comunidades quilombolas. “Eles sempre ficaram no canto deles e nós no nosso. A partir de hoje, espero que haja um compromisso de continuarmos favorecendo uma troca contínua de saberes”.
Segundo Ridelma Lopes, comunicadora social da AVSI Brasil no Piauí, as atividades representaram a oportunidade de promover o encontro de gerações participando de debates em prol da melhoria de qualidade de vida das comunidades quilombolas através de um exercício de empoderamento e autoconhecimento.
O projeto
Através de atividades pelo programa de comunicação social e pelo programa de educação ambiental, o projeto contribui para a melhoria dos padrões de qualidade de vida e saúde da população. Além de buscar proporcionar conscientização da preservação do meio ambiente em torno do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, sendo também um meio de estreitar o relacionamento entre as comunidades locais e a Enel Green Power, parceira do projeto com a AVSI Brasil.
As iniciativas realizadas pela AVSI na região de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio integram o modelo de Criação de Valor Compartilhado (CSV) da Enel, que visa combinar o desenvolvimento de negócios e as necessidades das comunidades do entorno dos projetos da companhia.