O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Habitação e da Secretaria Nacional de Saneamento, promoveu nos dias 29 e 30 de agosto, em Brasília, a “Oficina de revisão de instrução normativa do Trabalho Social em Habitação e Saneamento”, com a finalidade de ampliar a discussão sobre as adequações a serem introduzidas na nova Instrução Normativa (IN) do Trabalho Social.
A oficina abriu espaço para a discussão, críticas e sugestões dos principais pontos com cerca de 90 convidados, representantes da academia, municípios, governos estaduais, agentes financeiros, entidades executoras do Trabalho Social, entre outros atores envolvidos na Política Nacional de Habitação e de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
Neste contexto, a AVSI apresentou três Guias Metodológicos para a execução do Trabalho Social. São eles: Conhecimento e Planejamento Integrados (Vol. I); Fortalecimento da Sociedade civil (Vol. II) e Geração de Trabalho e Renda (Vol. III). “Os kits foram baseados nas experiências e metodologias exitosas adquiridas ao longo de 30 anos de atuação da AVSI no Brasil, construídos conjuntamente com o Ministério das Cidades, com o apoio da Aliança de Cidades, no âmbito de um projeto financiado pelo Governo da Itália e supervisão do Banco Mundial”, explica o diretor nacional da AVSI, Fabrizio Pellicelli.
“O kit temático e as metodologias propostas pela AVSI foram bem recebidas pelos participantes, evidenciando a necessidade de manuais que guiem a execução do Trabalho Social (TS) e que mostrem de forma prática como ocorrerá a aplicação da normativa”, conclui a coordenadora geral de projetos, Lareyne Almeida.
Durante dois dias, a oficina foi palco de discussões e diálogos intensos com diversos atores governamentais e da sociedade civil, resultando em relevantes sugestões para o enriquecimento da nova Instrução Normativa Nº 08, disponibilizada para consulta pública no site do Ministério das Cidades. Os kits serão lançados até o final de 2012.