Anuncio

AVSI BRASIL COMPõE COORDENAçãO DO FóRUM PERNAMBUCANO DE APRENDIZAGEM

O FORAP é um espaço de articulação social que tem como objetivo a inserção de aprendizes no mercado de trabalho

A AVSI Brasil tomou posse junto às Instituições Fé e Alegria, à Rede Cidadã e ao SENAI da Coordenação colegiada do Fórum Pernambucano de Aprendizagem, o FORAP, na última sexta-feira (04). O colegiado tem como função gerir as atividades do Fórum, representando-o institucionalmente, articulando parcerias, elaborando pautas e organizando reuniões.

Fomentado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o FORAP é um espaço de articulação social que tem por finalidade estimular e promover o debate, a mobilização e a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho, inclusive pessoas com deficiência, além de desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para o crescimento da Aprendizagem Profissional em Pernambuco. Atualmente, 25 Instituições integram o Fórum.

“O FORAP é um importante espaço de articulação e construção coletiva em favor da aprendizagem profissional. Suas ações contribuem diretamente para o acesso e fortalecimento da aprendizagem no estado, fomentado a inclusão qualificada de jovens no mercado de trabalho. A participação da AVSI Brasil reforça seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade civil”, destaca a gerente geral da AVSI em Pernambuco, Ana Bianchi.

A AVSI atua com aprendizagem, no Brasil, desde 1999, já em Pernambuco, as iniciativas iniciaram em 2009, abordando a formação de jovens em situação de vulnerabilidade e encaminhamento para o mercado de trabalho. A colaboradora responsável pela aprendizagem em Pernambuco, Wildna Nascimento explica como decorre o trabalho: “Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade para que tenham chances de acessar o mercado de trabalho, especialmente por meio da Lei da Aprendizagem. Com formações humana e para o mundo do trabalho, junto a um acompanhamento sistemático do jovem e uma forte articulação com empresas e com toda a rede da Aprendizagem, buscamos oportunidades para que estes adolescentes se tornem protagonistas de seu desenvolvimento”, complementou Wildna.

No estado de Pernambuco,  a AVSI vem trabalhando, atualmente, com a aprendizagem por meio do Projeto Jovem Aprendiz, apoiado pelo Criança Esperança, com 80 jovens do município de Goiana. No período da pandemia, foi realizada uma parceria com a plataforma online, EduLivre, um movimento em educação e tecnologia social, desenvolvido pelo SESI Nacional em parceria com a UNESCO, com foco no desenvolvimento em competências comportamentais e inserção laboral, através de métodos de aprendizagem voltadas ao ensino híbrido. Por meio desta parceria, os jovens puderam se preparar remotamente para o mundo do trabalho, muitos alcançando uma vaga de Jovem Aprendiz.