Anuncio

AVSI Brasil e comunidade presentes na ação de plantio de mudas da Prefeitura de Belo Horizonte

Ação em comemoração ao Dia da Árvore teve como objetivo reiniciar o reflorestamento após incêndios que devastaram parte da área de preservação.

Em setembro, a equipe do Projeto Revitalizar da AVSI Brasil uniu forças com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte (MG) para uma ação de plantio de árvores no Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, localizado no bairro Castelo. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia da Árvore e ao início da Semana Florestal, resultando na plantação de 499 mudas.

A ação, que contou com a participação ativa da comunidade e beneficiários do Projeto Revitalizar, teve como objetivo reiniciar o processo de reflorestamento do parque, que sofreu severos danos em julho deste ano, quando 20% da área de preservação, equivalente a mais de 6 hectares, foi atingida por incêndios. Esse incêndio segue um histórico de destruição, já que, há quatro anos, cerca de 4 hectares da área também foram afetados.

Desde 2018, o Projeto Revitalizar tem contribuído para a revitalização de espaços públicos, encaminhando cerca de 250 novos beneficiários, por ano, para a execução da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). Até agosto de 2024, aproximadamente 1.500 beneficiários cumpriram 310.689 horas de serviços em 16 parques, 2 Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes), 4 cemitérios e 1 Coordenadoria de Atendimento da PBH.

Iniciativas como essa reafirmam o compromisso da AVSI Brasil em promover não apenas a inclusão social dos sentenciados, mas também reforçar o caráter educativo, preventivo e socializador das penas alternativas. Por meio de ações que valorizam o trabalho comunitário e o cuidado com o meio ambiente, o projeto Revitalizar contribui para fortalecer a função social dessas medidas, contribuindo para uma sociedade mais justa e solidária.

Projeto Revitalizar

O Projeto Revitalizar iniciou em 2018 por meio da parceria entre AVSI Brasil e Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU). O objetivo do projeto é promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade e beneficiários de acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.