Em um esforço contínuo para promover a inclusão social e a sustentabilidade, a AVSI Brasil, em parceria com o Projeto de Extensão Universidade Sustentável Educa, junto ao Centro de Integração para Sustentabilidade Ambiental (CISAL) da PUC Minas, realizou em outubro o curso “Circuito Verde PUC Minas: Oficina de Compostagem e Plantio de Mudas”. A formação foi direcionada a beneficiários do Projeto Revitalizar, que estão cumprindo pena de prestação de serviços à comunidade, conforme encaminhamentos da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Ao todo, 12 pessoas participaram da capacitação, que teve como objetivo não apenas ensinar práticas sustentáveis, mas também contribuir para a reintegração social dos participantes. Durante o curso, os participantes puderam aprender sobre a biologia do solo, o processo de decomposição de matéria orgânica e o ciclo orgânico da compostagem. A parte prática incluiu oficinas de compostagem e plantio de mudas, além de uma visita a espaços como a horta, o minhocário e a biofábrica de joaninhas da PUC Minas.
Os depoimentos dos beneficiários e educadores ressaltaram a importância da experiência. Edgo, um dos participantes, compartilhou: “Eu gosto muito de temas que envolvem o meio ambiente. Quando era mais novo, gostaria de ter feito faculdade de ciências biológicas. Ao fazer esse curso, me lembrei desse sonho e vejo que tenho habilidades para trabalhar nesta área.” Richard Afonso, educador ambiental, expressou satisfação com o engajamento da turma: “Gostamos muito da turma e ficamos muito satisfeitos em saber que eles aproveitaram o conteúdo e participaram durante todo o curso.”
Isabella Casadei, gerente do Projeto Revitalizar, enfatizou a relevância das parcerias para o sucesso da iniciativa: “Precisamos reforçar cada vez mais parcerias como esta, para ofertar o acesso dos beneficiários a lugares que muitas vezes acreditaram que não poderiam estar, por falta de maiores oportunidades. Estas ações, além de propiciar o conhecimento, estimulam o desenvolvimento das aptidões e habilidades de cada sujeito.”
Projeto Revitalizar
O Projeto Revitalizar iniciou em 2018 por meio da parceria entre AVSI Brasil e Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU). O objetivo do projeto é promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade e beneficiários de acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.