Hoje, no primeiro dia do G20 Social 2024 no Rio de Janeiro, a AVSI Brasil conduziu um painel sobre “Proteção Social em Desastres Climáticos”. O evento, que reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e organizações internacionais, teve como objetivo promover um debate inclusivo e aprofundado sobre a proteção das populações vulneráveis em face dos crescentes desastres climáticos.
O evento se consolidou como um espaço de troca de experiências e de contribuição para o debate social que precede a elaboração de políticas públicas globais mais justas e sustentáveis.
Entre os palestrantes convidados no painel, destacaram-se Beto Fantinel, secretário da SEDES (Secretaria do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul), Heli Mansur, assessor de projetos da AVSI Brasil, Ildes Andrade, presidente da AMOVILA (Associação de Moradores da Vila Sahy), Regis Spindola, diretor do Departamento de Proteção Social Especial do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e Paolo Caputo, chefe de Missão da OIM Brasil (Organização Internacional para as Migrações). O painel foi mediado pelo presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.
Regis Spindola abriu o painel com uma fala sobre a importância da atuação do governo federal em momentos de emergência: “em situação de emergências, todos ficam muito fragilizados, e precisamos dar esse apoio. É uma construção conjunta e coletiva, com apoio da própria comunidade e organizações.”
Já Beto Fantinel enfatizou a importância da ações realizadas do governo no Rio Grande do Sul e a parceria com a organização: “a AVSI Brasil tem sido uma grande parceira, apoiando as nossas comunidades e ajudando a recomeçar vidas em nosso território.”
Paolo Caputo, por sua vez, trouxe a visão internacional e a importância do tema, sublinhando que “emergências não podem ser tratadas apenas na fase após o desastre, mas sim tratada pensando da vida como um todo da população atingida.”
Heli Mansur, destacou sobre a atuação da AVSI Brasil em desastres climáticos: “todos os trabalhos da nossa organização são de apoio e suporte às associações de base. Nos orgulhamos de poder auxiliar e ajudar as populações vítimas desses desastres.”
Ildes Andrade participou com uma fala sobre a sua experiência a partir do evento climático de São Sebastião (SP): “estávamos em um momento muito difícil e a AVSI Brasil chegou para nos ajudar, nos escutando e observando as nossas necessidades naquele momento. Tivemos um curso de empreendedorismo para a população, onde muitos moradores puderam abrir o seu próprio negócio e recomeçar a vida.”
Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil, como mediador do painel, ressaltou a importância da colaboração entre todos os atores sociais para a construção de políticas públicas mais inclusivas. Ele também destacou que a AVSI Brasil se sente honrada em poder contribuir para o G20 Social, um evento que visa construir um futuro mais justo e sustentável para todos. “É muito importante colocar em discussão os desastres climáticos como tema central para garantir a proteção social”, concluiu Pellicelli.
O painel da AVSI Brasil no G20 Social 2024 teve um papel importante na discussão sobre a necessidade de um modelo de proteção social mais eficaz e inclusivo diante dos desastres climáticos. A participação ativa de diferentes atores sociais foi apontada como um fator essencial para garantir que as respostas sejam eficazes e com foco em iniciativas fundamentadas no bem comum e na dignidade humana.