Anuncio

AVSI BRASIL oficializa parceria de cooperação técnica com o Centro Universitário de Brasília para atuar na Casa Bom Samaritano

Foi oficializado o Termo de Cooperação Técnica entre a AVSI Brasil e o Centro Universitário de Brasília (CEUB), representada pela Raquel Boing, professora titular do curso de Relações Internacionais e coordenadora do Projeto de Extensão “Balcão dos Refugiados”. O acordo entre as instituições propõe realizar atividades vinculadas ao Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, espaço cedido em comodato gratuito pela Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) para migrantes e refugiados venezuelanos na cidade de Brasília, dentro do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho.

A cooperação entre as instituições prevê a participação dos alunos do CEUB que participam do Projeto de Extensão “Balcão dos Refugiados” como voluntários na Casa Bom Samaritano, agregando e propondo um espaço integrado de acolhimento, orientação, convivência e produção de informações em favor da população refugiada e pessoas em situação de mobilidade humana forçada que estejam na Casa. O acordo também configura a realização de eventos tanto no CEUB quanto na Casa Bom Samaritano com os beneficiários venezuelanos de acordo com as atividades propostas e o desenvolvimento do projeto.

De acordo com a oficial de mobilização comunitária e voluntariado da Casa Bom Samaritano, Beatriz Melo, as atividades terão início em fevereiro, com a chegada do novo grupo de voluntários: “No início do próximo ano (2024), com a participação dos alunos na formação para novos voluntários, será possível identificar quais atividades serão realizadas, levando em conta o perfil dos alunos, bem como as necessidades da Casa Bom Samaritano. Sabemos que esta parceria será de grande importância pois, além de possibilitar para os alunos a atuação direta com o público migrante e refugiado, traz atividades novas e distintas para a Casa, sejam elas de cunho formativo, educativo, artístico, entre outros”.

Desde a sua inauguração em fevereiro de 2021, a Casa Bom Samaritano já recebeu mais de 620 venezuelanos, com o objetivo de visar o desenvolvimento humano integral. Para isso, um programa especial vem sendo implementado, onde todos os beneficiários venezuelanos recebem atenção em várias dimensões esferas: formação, atenção integral às crianças, capacitação para o trabalho, acompanhamento em casos de alguma enfermidade ou necessidade de atenção à saúde, momentos diários de oração e espiritualidade, atenção psicológica e orientação jurídica.

O Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano é gerido pela AVSI Brasil e pelo Instituto Migração e Direitos Humanos (IMDH), dentro do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, e serve como moradia temporária para famílias venezuelanas que são interiorizadas de Boa Vista, em Roraima, para Brasília, com expectativa e direcionamento de trabalho na região do Distrito Federal e adjacências. Convidamos a todos que possam conhecer a Casa Bom Samaritano e esta iniciativa de acolhimento humanitário agendando sua visita através do e-mail: acolhidos@avsi.org.br.