Anuncio

AVSI BRASIL REALIZA ENCONTRO ONLINE PARA COLABORADORES

O diálogo integrou as equipes da organização e apresentou algumas iniciativas desenvolvidas em 2020

Na voz de beneficiários e colaboradores, os participantes do encontro online realizado na manhã da última quarta (02) puderam conhecer algumas iniciativas realizadas pela AVSI Brasil em 2020 e acompanhar o desenvolvimento gerado a partir dos projetos. O encontro interno, direcionado a colaboradores e sócios-fundadores da AVSI Brasil, teve como tema central ‘A última milha e a proximidade afetiva durante a pandemia da COVID-19’.

Mantendo a fidelidade à origem da organização o evento foi moderado pelo diretor-presidente, Fabrizio Pellicelli, que destacou:  “A nossa grande preocupação esse ano foi em como conciliar a pandemia e o distanciamento com o encontro com as pessoas, que é a nossa originalidade. A AVSI valoriza e se expressa por meio do encontro humano, então essa foi a forma de nos encontrarmos e estarmos juntos em 2020”.

Cerca de 170 pessoas participaram do evento que contou com depoimentos de colaboradores, parceiros e beneficiários. Iniciando o primeiro bloco, foram apresentados os projetos sobre a temática emergência humanitária. Ariane Raciowski, representante da JBS, empresa parceira do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, destacou o sucesso do programa de interiorização de venezuelanos para a cidade de Seara (SC):  “A parceria com a AVSI faz parte da nossa garantia em promover diversidade dentro do corpo de colaboradores. No início do ano, recebemos 60 venezuelanos, em uma ação que foi muito mais que laboral, foi também de acolhimento, integração e dignidade. A companhia como um todo tem uma grande admiração pela AVSI, e esperamos que essa parceria dure muitos anos, proporcionando a criação de novas histórias”.

Heli Mansur, gerente geral da AVSI Brasil em Roraima, enfatizou os desafios enfrentados pela equipe frente à realidade da pandemia e o fechamento das fronteiras. “Iniciamos 2020 com um planejamento e uma estruturação, em março veio a pandemia e em abril tivemos o primeiro caso na equipe. A gente fez planos junto com a Operação Acolhida para conseguir conter o contágio dentro dos abrigos, porque é um local de aglomeração e, junto com os parceiros, conseguimos conter para que não acontecesse uma tragédia”.

O segundo bloco abordou as iniciativas que são desenvolvidas em territórios isolados das grandes capitais destacando o Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental do Complexo Eólico Lagoa dos Ventos, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Enel Green Power, no Piauí. “Nós trabalhamos em um território afastado, onde o maior centro fica a 200km. Existem muitas dificuldades por conta da distância, mas a gente vence a cada dia. A pandemia dificultou a atuação, mas aproximou nossa relação individual com os beneficiários”, conta Liza Topázio, gerente do projeto.

Abordando a temática do trabalho como a valorização do ser, a RH estrategista, Virginia Vicentini, mostrou o impacto causado pela pandemia sobre o quadro de colaboradores, destacando que, mesmo com o cenário atípico, a instituição conseguiu finalizar 2020 com um número maior de profissionais, comparado ao ano anterior. Colaboradores de Campinas (SP) também participaram do bloco, contando como enfrentaram os desafios dos últimos meses e como o trabalho na AVSI Brasil contribuiu para conquistas pessoais, como a ascensão profissional e a compra da casa própria.

Finalizando a programação, Joanna Orrico, assessora estratégica em Salvador, mediou o bloco de depoimentos sobre como a companhia humana, através da formação profissional realizada pela AVSI Brasil, contribuiu para a vida de mulheres da capital baiana durante a pandemia. “Esse curso foi uma luz que se ascendeu dentro de mim. Eu ainda não estou trabalhando, mas estou em busca ativamente, porque através do curso eu ganhei esperança de uma vida melhor”, conta a beneficiária Denize Silva.

A palavra final do evento ficou com parceiro da organização e responsável pelo movimento Comunhão e Libertação na América Latina, Julián de la Morena, que parabenizou o desenvolvimento dos colaboradores. “Vocês abraçaram os desafios da pandemia nos trabalhos sociais que realizam e que, geralmente, precisa da presença pessoalmente. Foram tantas pessoas que sofreram e que foram infectados e me impressionou como vocês abraçaram os desafios e os enfrentaram com novas estratégias de criatividade”.

Perspectivas para 2021

Além do dia 02, foram realizadas reuniões nos dias 01 e 03, para um grupo menor de participantes, com o objetivo de discutir o cenário atual e as perspectivas para a organização em 2021. Estiveram presentes a diretoria da AVSI Brasil, gerentes locais, sócios-fundadores, coordenadores administrativos e de setores.

Segundo o vice-presidente, Jacopo Sabatiello, o objetivo e o desafio é manter com as parcerias e projetos ativos no próximo ano, além de desenvolver novas propostas, mesmo com a instabilidade do contexto atual. Para Fabrizio Pellicelli, os depoimentos foram marcantes, sendo um exemplo claro da importância de continuar investindo no encontro humanos, um dos elementos fundamentais da metodologia da organização.

Ao final, os colaboradores demonstraram a satisfação por participar do evento. “A AVSI sempre teve a pessoa no centro de suas ações e nesse contexto de pandemia não foi diferente. A gente viu isso nos depoimentos dos colegas e das pessoas que participaram dos projetos. Pra mim, foi uma grande alegria participar desse encontro”, afirmou a coordenadora do setor financeiro, Perpetua Barbosa.