A AVSI Brasil recebeu a visita de Mario Beccia, diretor da sede regional da Agência Italiana de Cooperação ao Desenvolvimento, que esteve acompanhado por Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil. Durante a visita, Fabrizio apresentou o trabalho social realizado na Comunidade de Alagados, em Salvador (BA), destacando a atuação da AVSI ao longo das últimas três décadas na região.
Desde 1993, a AVSI Brasil tem sido protagonista em projetos de urbanização integrada e participativa para a melhoria das condições de vida da população na região do subúrbio de Salvador e contou com o apoio da Agência Italiana de Cooperação ao Desenvolvimento, através de financiamentos não reembolsáveis para implementar diversos projetos que transformaram a realidade de Alagados e se consolidaram como referências mundial na temática urbana, incluindo recebendo várias premiações, uma dela na Conferência Habitat II, realizada em Istambul em 1996 e inspirando as políticas do governo brasileiro sobre urbanização e desenvolvimento social das favelas.
Durante o encontro, a AVSI Brasil reforçou sua visão de desenvolvimento integral da pessoa, que considera essencial o acesso a condições físicas, materiais, humanas e espirituais para que cada indivíduo possa reconhecer suas necessidades e alcançar seus objetivos. Além disso, Fabrizio Pellicelli destacou o propósito da organização, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das comunidades em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, Débora Oliveira, gerente da AVSI Brasil, apresentou o Centro de Orientação da Família (COF), administrado pela organização há 20 anos no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Criado em 2003, com o apoio da Agência Italiana de Cooperação ao Desenvolvimento, como um Centro de Combate à Desnutrição, o COF evoluiu ao longo dos anos para atender às novas demandas da comunidade, tornando-se uma referência em educação nutricional e desenvolvimento integral.
Atualmente, o COF oferece um amplo leque de serviços, incluindo atendimentos ambulatoriais nas áreas de psicologia, nutrição e assistência social e formação e inserção para o mercado do trabalho. Além disso, promove atividades extracurriculares para crianças e suas famílias, como oficinas de culinária, rodas de conversa, palestras e sessões de cinema comentado. O projeto Apoio a Distância (SAD), um programa de apadrinhamento à distância da Fundação AVSI, também integra as iniciativas do centro, reforçando o compromisso da AVSI Brasil com a transformação social e o desenvolvimento humano sustentável.
A visita reafirma a importância das parcerias internacionais no fortalecimento de ações voltadas para a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis, consolidando a trajetória da AVSI Brasil como referência na promoção do desenvolvimento social no Brasil.