Anuncio

AVSI compartilha experiência em urbano com técnicos de Moçambique

Missão conta com colaboração da AVSI no âmbito de intervenções integradas em assentamentos informais

Com o papel de apresentar experiências do Brasil no âmbito do desenvolvimento urbano e social a partir do trabalho desenvolvido nos últimos 30 anos, a AVSI acompanhou um grupo de 22 moçambicanos em visita técnica a municípios brasileiros (São Paulo, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Camaçari), no período de 01 a 13 deste mês.

A delegação é formada por técnicos municipais e nacionais, bem como por profissionais envolvidos com a temática do planejamento urbano e intervenções em assentamentos precários em Moçambique.

O objetivo da missão foi proporcionar aos participantes o conhecimento de experiências internacionais de referência em se tratando de intervenções integradas em assentamentos informais.

A visita integra e complementa as atividades curriculares do curso de Mestrado em Planejamento e Gestão de Assentamentos Informais, da Faculdade de Arquitetura e Planejamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.

Experiência com trabalho social

Com experiência acumulada em iniciativas de urbanização de assentamentos precários de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, a AVSI contribuiu com a missão de Moçambique nas cidades de Belo Horizonte e Salvador.

Em Belo Horizonte, Martionei Gomes, representando a Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), apresentou experiência da organização quanto a planejamento, estudos socioeconômicos e georeferenciamento para a urbanização de favelas.

Já em Salvador, a missão visitou o centro de formação profissional  (foto) onde funciona o projeto Semente de Ciência – desenvolvido pela AVSI – e se encontrou com Organizações da Sociedade Civil que acompanharam e são beneficiadas por projetos de recuperação urbana na comunidade Novos Alagados.

No encontro sobre metodologias do trabalho social, a AVSI foi convidada a apresentar o conteúdo dos kits que sistematizam a metodologia sobre a temática em três volumes: Conhecimento e Planejamento Integrado; Fortalecimento da Sociedade Civil; e Geração de Trabalho e Renda. Os guias metodológicos foram elaborados pela AVSI com o apoio Aliança das Cidades e do Ministério das Cidades. Elzira Leão, representando o Ministério das Cidades, comentou a relação entre os kits e as normas do Ministério sobre execução do Trabalho Social em projetos apoiados pelo pela entidade.

Cooperação técnica

A visita de técnicos de Moçambique está inserida no projeto “Apoio à Requalificação do Bairro Chamanculo ‘C’ no âmbito da Estratégia Global de Reordenamento e Urbanização dos Assentamentos Informais do Município de Maputo”, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do assentamento informal denominado Chamanculo ‘C’, no município de Maputo, por meio da elaboração e aplicação de metodologia integrada e participativa de ações urbano-habitacionais, ambientais e socioeconômicas.

O projeto é coordenado no Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação, e conta com o apoio da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal e a Aliança de Cidades para a sua implementação.