Anuncio

AVSI convida para mostra sobre APAC

Exposição compõe programação do evento cultural chamado Meeting, em Rimini

Meeting de Rimini surgiu no final dos anos 70, a partir da experiência cristã de um grupo de amigos, que possuíam o desejo de encontrar, conhecer e trazer à cidade de Rimini, na Itália, o que existe de mais belo e bonito na cultura do nosso tempo.  No ano passado, o evento contou com a participação de 3.600 voluntários e recebeu 800.000 pessoas, vindas de 70 países.


Com o título “Você é um bem para mim”,o Meeting 2016 será realizado de 19  a 25 de agosto e trará uma exposição da experiência das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), através de uma mostra e um encontro: “Do amor ninguém foge. A experiência da APAC no Brasil”.

As APACs são associações da sociedade civil sem fim de lucro, que administram presídios denominados Centros de Reintegração Social, com uma metodologia de humanização da pena e um mecanismo de co-gestão com a participação de funcionários, voluntários e presos, sem a presença de polícia e agentes penitenciários.

As APACs são mais eficazes e eficientes do que o sistema comum, que na opinião de especialistas se encontra falido e onde são descartados e descumpridos princípios, direitos humanos e os direitos constitucionais. O custo do preso para o Estado, em uma APAC, corresponde a 1/3 daquele que acarreta o preso no cárcere comum. Número que evidencia que as APACs conseguem ressocializar a um custo muito inferior.

Em Minas Gerais, existem 39 unidades prisionais em funcionamento, que abrigam um total de quase 3.000 recuperandos, além de 148 APACs constituídas juridicamente no Brasil, em diferentes etapas de implantação. Pelo mundo, a metodologia está presente em 23 países.

O Meeting de Rimini, a Fundação AVSI e a AVSI Brasil oferecem, através desse evento, a possibilidade de divulgar no contexto internacional as APACs, conhecendo mais a fundo uma experiência que nasce no Brasil e é atualmente referência para o sistema prisional mundial.

Para conhecer mais ou se inscrever, visite a página do evento.