Em parceria com o CEDUC Virgilio Resi, a AVSI promoveu cursos de Formação Humana e preparação para o mercado de trabalho em APACs de Minas Gerais, no âmbito do projeto Além dos Muros.
No total, cerca de 140 recuperandos de sete unidades prisionais da APAC participaram das capacitações realizadas no período de agosto a dezembro nos municípios de Sete Lagoas, Itaúna (em duas unidades), Lagoa da Prata, Nova Lima, Pirapora e Santa Luzia.
De acordo com a gerente do projeto Além dos Muros, Déborah Amaral, “essa é a primeira vez que ocorre esse tipo de curso em APAC. Nessas unidades prisionais, já existe um trabalho de formação humana com os condenados, mas não com um viés de preparação para o mercado de trabalho. As exigências atuais do mercado vão muito além da qualificação técnica, portanto é preciso prepará-los também para os desafios da convivência, das relações humanas e profissionais e da desconfiança do outro pela situação de histórico criminal”, esclarece.
“Para mim foi ótimo. Tudo que aprendi vai me ajudar na busca de um emprego. A minha sugestão é que levem este aprendizado para outras APACS, porque é muito difícil encontrar um emprego quando voltamos para a sociedade. Eu gostei muito de saber que existem programas voltados para ex-recuperandos e presidiários. Foi um prazer participar do curso”, afirma um dos recuperandos da APAC de Itaúna, que preferiu não ter o nome divulgado.
Já um recuperando de Pirapora, confessa que “quando começou o curso pensei que seria chato, mas no decorrer dos dias vi que foi maravilhoso aprender cidadania, tolerância, respeito, dedicação e paciência”.
A contribuição para o amadurecimento pessoal também foi notado pelo recuperando de Sete Lagoas: “O curso traz novas expectativas de vida para cada um e traz oportunidades e mais conhecimentos para evoluirmos cada dia mais. Então, com esta ajuda podemos desfrutar melhor da vida”.
As aulas realizadas pelo CEDUC complementam a formação técnica do Pronatec, oferecida pelo Sesi/Senai. Com carga horária total de 20 horas, o curso trata de temas transversais, como: ética, moral e cidadania; desejo, motivação e superação; relações interpessoais, saber ouvir, comunicação, respeito às regras de convivência; sonhos, metas e objetivos; desafios e possibilidades do mundo do trabalho; empreendedorismo; currículo; e simulação de entrevista.
No início deste ano, o CEDUC fará a sistematização do conteúdo, que será disponibilizado para as APACs, permitindo assim que o método seja replicado em outras unidades prisionais.