Iniciativa promove o diálogo sobre a reinserção sociolaboral de pessoas privadas de liberdade
Pela realização do Projeto Além dos Muros e pela parceria com as APACs (Associação de Proteção e Assistência a Condenados), a AVSI foi convidada a participar nos dias 4 e 5 deste mês, em Montevidéu (Uruguai), do evento promovido pelo EUROsociAL II, programa de cooperação bilateral financiado pela União Europeia que contribui para gerar a coesão social na América Latina.
O encontro sobre a reinserção sociolaboral de pessoas privadas de liberdade promoveu o diálogo e o intercâmbio de experiências entre representantes de 14 países da América Latina. Em abril deste ano, EUROsociAL realizou evento semelhante em Buenos Aires (Argentina), ocasião em que 4 países consideraram a possibilidade a aplicação da metodologia APAC como prioridade de governo nos próximos 2 anos.
No Uruguai, o Brasil foi representado oficialmente por Leônidas Azevedo, membro do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), e contou com a presença de Emanuella Farias, integrante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e de Déborah Amaral, coordenadora do projeto Além dos Muros, desenvolvido pela AVSI.
O evento trata-se de uma iniciativa inserida no âmbito do programa europeu e ocorre na semana seguinte a Missão EUROsociAL, em Minas Gerais, que discutiu a implementação de núcleos produtivos em 3 unidades prisionais APAC.
Recentemente, a AVSI formalizou um contrato com o EUROsociAL para desenvolver o estudo de viabilidade e o plano de incorporação das 3 unidades produtivas em APACs do estado mineiro e está promovendo a troca de experiências entre Brasil e Itália em se tratando da implantação de unidades produtivas em presídios.