Anuncio

AVSI tem projeto de Redução da Pobreza aprovado pela UE

Projeto Camaragibe Melhor reduzirá pobreza urbana através do desenvolvimento urbano

Em Novembro , o projeto Camaragibe Melhor – Projeto de Redução da Pobreza em Intervenções de Desenvolvimento Urbano Integrado, de autoria da Fundação AVSI em parceria com a AVSI Nordeste, foi aprovado no âmbito do edital da União Europeia – Atores Não Estatais e Autoridades Locais em Desenvolvimento.

Com base na experiência 30 anos da Fundação AVSI no Brasil implementando projetos de Desenvolvimento Urbano, o projeto reedita a experiência exitosa realizada em Pernambuco de Redução de Pobreza das Áreas Urbanas Carentes do Município de Olinda – Comunidade Viva (2008-2011), também financiada pela União Europeia. O projeto contribuiu na definição de metodologias participativas inovadoras de redução da pobreza urbana, apoiado com ações de desenvolvimento social de dois programas governamentais de urbanização de favelas: o Prometrópole I (Programa de Infraestrutura em Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana Do Recife) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto Camaragibe Melhor tem como objetivo geral contribuir para a redução da pobreza e vulnerabilidade social dos moradores do município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, Estado de Pernambuco. “Serão implementadas estratégias de fortalecimento da sociedade civil, qualificação profissional e geração de renda, contribuindo para complementar ações de desenvolvimento social em intervenções de urbanização de favelas”, ressalta Ana Bianchi, diretora da AVSI Nordeste em Recife. Para tanto, estão previstas ações em favor da integração social e econômica e da coesão social da população de Camaragibe, conforme as quatro prioridades indicadas pelo edital: acesso aos serviços sociais básicos, melhoria das qualificações profissionais e capacidade de geração de renda, prevenção do uso de drogas e reabilitação de dependentes químicos e melhoria das condições das mulheres.

Importância estratégica

Fabrizio Pellicelli, diretor da Fundação AVSI no Brasil, explica que o município de Camaragibe apresenta uma importância estratégica, pois está situado no local da construção do Arco Metropolitano (uma via estruturadora de tráfego rodoviário) e a Cidade da Copa (construção de arena multiuso e um projeto imobiliário com 9.000 unidades). “O projeto contribuirá para promover a participação qualificada da sociedade civil organizada e moradores das localidades afetadas, de modo que as intervenções voltadas para atender aos jogos da Copa do Mundo de 2014 possam, efetivamente, beneficiar a população antes, durante e depois do evento”, ressalta.

Previsto para iniciar em 2013, o projeto terá duração de 36 meses.