O Centro de Orientação da Família (COF) é um equipamento social administrado pela AVSI, criado em 2003, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA). O espaço surge com a perspectiva de atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e suas famílias, desenvolvendo ações educativas na prevenção e tratamento dos desvios nutricionais infanto-juvenis, através de atividades na área de nutrição, desenvolvimento infantil e suporte técnico social.
Neste contexto, são ofertados atendimentos ambulatoriais nas áreas de psicologia e nutrição, além de atividades extras como oficinas de culinária, rodas de conversa, palestras e cinema comentado. Ao todo, 268 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos são beneficiadas pelo projeto Apoio a Distância (SAD), programa de apadrinhamento à distância da Fundação AVSI.
“No COF também é implementado o SAD – Apoio a Distância, e por meio dele podemos ofertar atendimentos nutricionais, psicológicos e sociais. É incrível notar os impactos do projeto não somente nas crianças e adolescentes, mas na família. É um projeto que nos permite abraçar essas pessoas e caminhar junto delas, sendo companhias no processo de desenvolvimento que cada uma tem vivido”, conta Débora Oliveira, gerente do COF.
As atividades realizadas no espaço impactam diretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 02 – Fome zero e 03 – Saúde e bem-estar. “Cheguei quando era pequena e sempre me deram muita assistência tanto no âmbito físico quanto no psicológico. Sou muito grata a todos aqui por terem me acolhido. Agradeço também ao meu padrinho, como eu gosto muito de desenhar, ele me manda muitos materiais de desenho e é incrível porque eu posso me desenvolver muito mais como artista”, compartilha Amanda Marinho, beneficiária do COF.
O Projeto Apoio a Distância (SAD – Sostegno a Distanza) é uma realização da Fundação AVSI com desenvolvimento local da AVSI Brasil.