Anuncio

Belo Horizonte recebe formação inovadora para educadores na abordagem STEAM

Iniciativa do Projeto Liga STEAM capacita professores para transformar a educação com metodologias ativas e integração de áreas do conhecimento

Belo Horizonte deu um passo importante rumo à inovação educacional com o lançamento da Formação de Educadores STEAM, uma das principais estratégias do Projeto Liga STEAM. O evento de lançamento ocorreu na sexta-feira (14) e, contou com a presença de autoridades da educação municipal, representantes de instituições parceiras e especialistas na abordagem STEAM. A capital mineira é a primeira do Brasil a aderir à iniciativa, que terá duração de março a junho deste ano.

A formação é voltada para educadores que atuam na cidade, sejam residentes ou não, e será realizada de forma híbrida, com atividades remotas e presenciais. As inscrições terão início amanhã (25) no site da Liga STEAM. O objetivo é capacitar os professores para aplicar a metodologia STEAM em sala de aula, promovendo um ensino mais dinâmico e interdisciplinar, baseado na integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

O evento de lançamento reuniu parceiros da iniciativa: Jacopo Sabatiello, vice-presidente da AVSI Brasil representando a AVSI Brasil e a Fundação Banco do Brasil e Marina Soares, presidente do conselho da Fundação ArcelorMittal. Também estiveram presentes gestoras da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e representantes da Fundação ArcelorMittal e da Tríade Educacional, instituições parceiras da iniciativa.

A abordagem STEAM já é amplamente utilizada em países como Estados Unidos, Reino Unido, China e Austrália. No Brasil, a Liga STEAM é considerada o maior projeto de difusão desse modelo educacional. A formação para educadores busca aprofundar o conhecimento e a aplicação da metodologia nas salas de aula, estimulando o aprendizado por meio de projetos e desafios práticos baseados em problemas reais do cotidiano dos alunos.

Desde o início da iniciativa, em 2022, o projeto já capacitou mais de 3.000 educadores em diversas cidades brasileiras. Agora, Belo Horizonte se junta a esse movimento, reafirmando o compromisso com a inovação na educação.

O que é a Liga STEAM

Criada pela Fundação ArcelorMittal, a Liga STEAM busca conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, a Liga STEAM tornou-se o maior programa de formação gratuita de educadores em STEAM do país. O projeto inclui o Prêmio Liga STEAM, que reconhece os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos nas escolas participantes.

Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal surgiu em 1988 para direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes e gerar oportunidades para crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados. 

Fundação Banco do Brasil

Desde 1985, a Fundação Banco do Brasil contribui para a transformação social dos brasileiros e para o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado — ISP do BB e de parceiros, declarada o “coração social” do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social, Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

Associação Voluntários para o Serviço Internacional

AVSI Brasil é uma organização brasileira sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980.

Tríade Educacional

É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são base de propostas de formação nessas temáticas educacionais pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.