Treze beneficiários dos abrigos R1, R2, R5 e o do abrigo indígena Waraotuma A Tuaranoko, todos geridos pela AVSI Brasil, participaram de uma capacitação introdutória à comunicação para se tornarem voluntários da rádio comunitária “La Voz de Los Refugiados”. O treinamento ocorreu no espaço do Centro de Sustentabilidade.
A capacitação, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de julho, teve como objetivo levar conhecimento e aprendizado aos beneficiários, além de esclarecer dúvidas sobre o trabalho realizado pela rádio no combate à desinformação, respondendo às necessidades dos refugiados e migrantes, na sua maioria de nacionalidade venezuelana, que têm como lar temporário os abrigos da Operação Acolhida.
E com a finalidade de promover a autonomia dos beneficiários na criação de conteúdo, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre pesquisa e verificação de notícias, criação de roteiros e campanhas de comunicação para rádio, dicção e oratória, e é claro, como construir um podcast.
As aulas foram ministradas por Camila Ignacio Geraldo – assistente de informação pública (ACNUR); Veronica Rodriguez – oficial de Base Comunitária (AVSI Brasil) e Paola Campos – analista de comunicação (AVSI Brasil).
De acordo com Camila, “mais do que proporcionar informações nítidas e verificadas para a comunidade refugiada e migrante, combatendo rumores e desinformação, a rádio “La Voz de los Refugiados”, por meio de suas formações, capacita pessoas para aumentar a facilidade na integração no Brasil o no mercado de trabalho”.
Avigail Reinosa, tradutor da AVSI Brasil para Espanhol – Warao, Warao – Português, também participou da capacitação e aproveitou a oportunidade para expor a necessidade da comunidade indígena receber mais conteúdo produzido em sua língua materna.
A formação de voluntários é uma condição básica para a realização do trabalho, pois, deve-se levar em conta que, muitas vezes, a pessoa que se interessou pode nunca ter feito essa tarefa antes.
“A capacitação me ajudou a ter uma visão mais ampla sobre a criação dos roteiros e a importância de verificar a informação antes de criar os conteúdos, já que sendo parte da rádio, mesmo como voluntária, eu também sou responsável por levar informações verídicas aos meus compatriotas da Venezuela” explica Martha Elena Gomez, participante da capacitação.
Ao final do treinamento, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para começar a atuar como voluntários da rádio.
Rádio La Voz de los Refugiados
A Rádio La Voz de los Refugiados é um projeto de inclusão digital da Unidade de Inovação da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), financiado pelo Ministério de Cooperação de Luxemburgo e implementado pela AVSI Brasil.
A inauguração do projeto aconteceu em março de 2021 e, desde então, os refugiados voluntários se reúnem semanalmente para preparar programas em formato de podcast. O conteúdo de “La Voz de los Refugiados” é transmitido no horário das refeições em sistema de som analógico nos centros de acolhida geridos pela AVSI Brasil em Boa Vista e Pacaraima.