O projeto Apoio a Distância (SAD – Sostegno a Distanza) contribui para minimizar as desigualdades sociais decorrentes da precariedade de recursos destinados à educação pública do Brasil, colaborando para melhorar a oferta de serviços ofertados por instituições educativas e sociais parceiras, beneficiadas pelo projeto, além de garantir a realização de serviços básicos a crianças e jovens das comunidades atendidas.
O contexto social que aflige as crianças, jovens e famílias beneficiadas é constituído por fatores como as condições precárias de habitação, falta de oportunidades de acesso à educação, alto índice de desemprego e trabalho informal, baixa renda e insegurança alimentar. Nesse sentido, as instituições beneficiadas pelo projeto SAD se tornam centros de referência e acolhimento na região onde atuam e tem o papel primordial de oferecer serviços essenciais para o desenvolvimento e protagonismo humano.
Em 2023, através do projeto Apoio a Distância, 1.100 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social foram beneficiados em instituições educativas e de recuperação nutricional. O projeto, atualmente, conta com 9 instituições em 3 regiões do Brasil, sendo eles Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Dados de 2023:
- 9 instituições beneficiadas com apoio para a realização de atividades socioeducativas e de cuidados com a saúde;
- 294 crianças beneficiadas com serviço de reforço escolar;
- 268 crianças atendidas em projetos de recuperação nutricional;
- 88 crianças receberam ajuda psicossocial;
- 70 crianças beneficiadas com projetos de práticas esportivas;
- 427 crianças tiveram acesso a cuidados e educação na primeira infância em instituições parceiras;
O projeto Apoio a Distância (SAD – Sostegno a Distanza) é uma realização da Fundação AVSI com desenvolvimento local da AVSI Brasil.