Em novembro, a Gerência de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte promoveu o curso complementar “Integração Verde: Biodiversidade do Parque das Mangabeiras”, com o objetivo de capacitar os beneficiários do Projeto Revitalizar, desenvolvido pela AVSI Brasil. O curso, que atendeu oito participantes encaminhados pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, foi uma oportunidade para o contato com um dos maiores patrimônios naturais da cidade.
O Parque das Mangabeiras, localizado ao pé da Serra do Curral, é um dos principais parques de Belo Horizonte e abriga uma grande diversidade de fauna e flora. O parque preserva 59 nascentes do Córrego da Serra, que fazem parte da Bacia do Rio São Francisco. A formação abordou a importância da biodiversidade local, com ênfase na vegetação e fauna nativa, representada por áreas de cerrado e mata atlântica.
Os beneficiários também participaram de atividades práticas, incluindo a visitação à Biofábrica de Joaninhas e ao Meliponário, que fazem parte do Projeto Poliniza BH, da Prefeitura de Belo Horizonte. Durante o curso, os participantes aprenderam sobre o papel crucial das abelhas e joaninhas no ecossistema, destacando sua contribuição para a agricultura e a preservação ambiental.
Glaydson Sales, um dos beneficiários do projeto Revitalizar 5, compartilhou sua experiência na formação: “Gostei muito! Neste curso, pude conhecer o trabalho fantástico de recuperação das águas e do parque, que foi muito prejudicado pela mineração. Sou morador de BH há anos e nunca tive tempo ou disponibilidade de ir ao Parque das Mangabeiras. Fiquei impressionado com o tamanho e o cuidado que o parque recebe. A gente erra muito na vida, mas devemos aproveitar essas oportunidades para corrigir os erros e seguir em frente”, destacou.
Projeto Revitalizar
O curso integra o Projeto Revitalizar, que tem como objetivo promover ações sustentáveis nos âmbitos social, ambiental e econômico, concentrando-se no apoio aos sentenciados à prestação de serviços à comunidade. Além disso, integram o público do projeto as pessoas beneficiadas por acordos de não persecução penal, maiores de 18 anos, com saúde e condição física adequadas para as atividades propostas.
O Projeto Revitalizar iniciou em 2018 por meio da parceria entre AVSI Brasil e Vara de Execuções Penais – VEP/TJMG, Bombeiros Comunitários do BOED MG, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica – FPMZB e Superintendência de Limpeza Urbana – SLU).