Anuncio

Capital social da Guerreira Zeferina é mapeado

Iniciativa dá suporte a projeto físico de desenvolvimento urbano municipal

A experiência da AVSI em assentamentos precários demonstrou que o trabalho direto com as associações locais presentes no território é um fator de êxito não só para a execução da intervenção, mas para a sustentabilidade após sua conclusão.

Por esse motivo, uma das ações sociais realizadas pela AVSI Brasil no âmbito do Projeto de Requalificação da Área Guerreira Zeferina, em parceria com a Prefeitura de Salvador, é a pesquisa censitária das organizações da sociedade civil presentes na comunidade Guerreira Zeferina, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA).

De acordo com Marcele Andrade, gerente do projeto social, a equipe partiu do diagnóstico prévio oferecido pela prefeitura, que identificou 35 estabelecimentos e associações com atuação que favorece a inserção social, como cooperativas, associações de bairro e instituições culturais, artísticas, religiosas, esportivas e educativas, mesmo aquelas não formalizadas.

“Com o mapeamento, contribuímos para que não apenas o poder público conheça o território da intervenção mas, sobretudo, as próprias associações e a comunidade, que em geral desconhecem o conjunto dos serviços oferecidos no local”, comenta Lareyne Almeida, gerente geral da AVSI Brasil na Bahia.

“A intenção é integrar as organizações que atuam no bairro e os moradores. Vamos divulgar as ações que elas realizam, de modo que os moradores conheçam as instituições, possam participar e colher os frutos dessa atuação”, afirma Andrade.

Articulação com instituições locais

Algumas instituições sociais do local já foram visitadas pela equipe, como o Lar Fabiano de Cristo, que cuida de crianças e idosos e realiza oficinas de dança e capoeira, por exemplo.

A articulação com essas instituições é importante para identificar o que elas já realizam, conhecer as atividades mais procuradas pela comunidade e orientar a equipe para as atividades que podem ser propostas, como revela a técnica social do projeto Therezinha Larangeira.

O reconhecimento do capital social da comunidade e do seu entorno irá continuar nos próximos meses. A atividade integra as ações sociais do projeto físico realizado pela prefeitura, que irá beneficiar 257 famílias com moradias regulares.