Anuncio

Casa Bom Samaritano e Universidade Católica irão atuar em parceria, em Brasília

Acordo de cooperação prevê o acompanhamento de alunos matriculados para atuarem com refugiados e migrantes venezuelanos

O centro de acolhida Casa Bom Samaritano passará a atuar em parceria com a Universidade Católica de Brasília, para ações relativas ao projeto de extensão SER+, com foco na aprendizagem dos estudantes matriculados nos cursos de graduação oferecidos pela instituição de ensino, em Brasília (DF). O acordo técnico prevê que os estudantes cumpram, no mínimo, 40 horas, em atividades de extensão, em instituições parceiras.


As instituições escolhidas pela coordenação do projeto SER+, são, prioritariamente aquelas que se ocupam do desenvolvimento social e educativo de uma comunidade e/ou de grupos específicos. O objetivo do projeto em questão é a ampliação da formação acadêmica dos estudantes, para que estes tenham acesso, não somente a conceitos e vivências técnico/científicos, mas também, a conceitos e vivências que consolidem sua formação humanística/cristã.

A Casa Bom Samaritano é um abrigo cogerido pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que implementam o projeto Acolhidos por meio do Trabalho. O espaço serve como moradia temporária para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela, que estão abrigadas em Roraima e que são interiorizadas com a perspectiva de trabalharem na região do Distrito Federal. O imóvel, localizado no Lago Sul, foi cedido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) ao projeto Acolhidos por meio do trabalho. Por meio deste projeto, a Casa Bom Samaritano realiza diversas ações, como: formação, atenção integral às crianças, capacitação para o trabalho, prospecção de vagas de emprego, acompanhamento ao serviço de saúde, momentos de reflexão e espiritualidade, atenção psicológica e orientação jurídica para as famílias venezuelanas que são acolhidas.

De acordo com a oficial de mobilização comunitária e voluntariado da Casa Bom Samaritano, Bianca Abrahami, as atividades terão início a partir do próximo semestre. “Até o início do segundo semestre, serão definidos os cursos que serão contemplados nesta parceria, bem como a grade de atividades propostas dentro do nosso espaço. O que podemos adiantar é que os alunos terão atuação direta no contexto do refúgio e migração venezuelana, que é nosso público alvo neste centro de acolhida”, explica.

O projeto Acolhidos por meio do trabalho conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, e parceria da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos EUA, como apoio as ações da Força-tarefa Logística e Humanitária da Operação Acolhida.